A transferência foi concretizada por um valor inicial de seis milhões de euros, podendo ascender aos oito milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos, de acordo com a imprensa portuguesa e francesa.
O valor da transferência será dividido em partes iguais entre o Arouca e o Sporting, uma vez que os leões reservaram 50% dos direitos económicos do defesa aquando da sua transferência para o emblema arouquense.
O Arouca fica ainda com 10% de uma futura transferência.
"Estou muito feliz e orgulhoso por assinar por este grande clube que é o AS Saint-Étienne", afirmou Chico Lamba, em declarações aos canais oficiais do clube francês. "Em jovem, costumava ver os jogos dos Verts, lembro-me, por exemplo, das partidas em que jogava Aubameyang. Também já tinha visto imagens da incrível atmosfera no estádio e do apoio dos adeptos em estádios por toda a França. Mal posso esperar por vestir a camisola verde, disputar o meu primeiro jogo diante destes adeptos e ajudar o ASSE a alcançar os seus objetivos."
Já Eirik Horneland, treinador do Saint-Étienne, mostrou-se satisfeito com a contratação de Chico Lamba. "Estamos muito felizes por receber o Chico no clube. É um jogador talentoso e inteligente, que se junta ao AS Saint-Étienne para continuar o seu desenvolvimento connosco", afirmou o técnico norueguês.
"O Chico é um dos melhores jogadores da sua geração, destaca-se pela sua personalidade forte e por uma verdadeira mentalidade vencedora. Estamos ansiosos por começar a trabalhar com ele", rematou.