Oficial: Diogo Costa renova até 2030 com o FC Porto e baixa a cláusula

Atualizado
Diogo Costa renova com o FC Porto
Diogo Costa renova com o FC PortoFC Porto

Diogo Costa prolongou o vínculo com o FC Porto até 2030, ficando agora com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros, anunciou o líder da Liga Portugal, esta terça-feira.

Francesco Farioli já tinha deixado uma pista óbvia após a vitória (0-3) diante do Alverca, num jogo em que Diogo Costa voltou a ser importante, e a confirmação chegou em plena época natalícia, com o guardião internacional português a prolongar o vínculo com os dragões.

"Sinto-me muito feliz. Acho que toda a gente sabe a história que tenho neste clube e o que podem esperar de mim. Não me faltam motivos para assinar esta renovação. Eu e a minha família estamos muito felizes", disse o guarda-redes, em declarações reproduzidas pelo site do emblema azul e branco.

Diogo Costa renova com o FC Porto
FC Porto

Do lado portista, a má notícia é mesmo a descida da cláusula de rescisão do internacional português, que passa dos 70 milhões de euros para os 60 milhões, ainda que o vínculo tenha sido aumentado em três anos em relação ao anterior.

Diogo Costa está na sétima época na equipa principal do FC Porto, onde se estreou em 2019, pelas mãos de Sérgio Conceição, e já leva um total de 219 partidas de dragão ao peito.

"Em miúdo sempre tive o sonho de jogar neste clube. Não tinha a certeza se um dia seria jogador de futebol no FC Porto, mas esse sempre foi o meu maior sonho. É um sonho que me deixa muito feliz e me faz sentir um homem realizado, especialmente por ser capitão, que é algo que nunca imaginei. Estou muito grato pela história que escrevi até aqui e ansioso para o futuro", afirmou ainda o guardião de 26 anos.

Os números de Diogo Costa
Os números de Diogo CostaFlashscore

Diogo Costa chegou ao FC Porto em 2011/12 e estreou-se na equipa principal em 2019/20, tendo também jogado pela equipa B e nos juniores, nos quais ganhou a Youth League.

Desde 2021/22, tornou-se definitivamente o titular da baliza portista, conquistando depois o estatuto de indiscutível também na seleção AA portuguesa, com 42 internacionalizações e a conquista da Liga das Nações, no passado mês de junho, bem como as participações no Mundial-2022 e no Euro-2024.

Pelo FC Porto, venceu dois campeonatos nacionais (2019/20 e 2021/22), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2022/23 e 2024/25), sendo o jogador com mais anos de serviço aos azuis e brancos no atual plantel.