Depois de ter chegado na quinta-feira à noite à Invicta, Francesco Farioli foi este domingo oficializado como novo treinador do FC Porto, tendo assinado contrato válido até 2027 com os dragões.
Francesco Farioli sucede no comando técnico do FC Porto a Martín Anselmi, cuja saída foi anunciada a 1 de julho, tendo como objetivo principal a conquista do campeonato.
“O Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD ("FC Porto") informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou hoje a acordo e celebrou contratos de trabalho com Francesco Farioli como treinador da sua equipa principal de futebol bem como com a restante equipa técnica, válidos até ao final da época desportiva 2026/27”, informaram os dragões na nota enviada à CMVM.
Nascido há 36 anos em Barga, na região da Toscana, começou por treinar os guarda-redes de três emblemas dos escalões secundários do país natal - o Margine Coperta, o Fortis Juventus e o Lucchese - antes de rumar ao Médio Oriente para trabalhar na Aspire Academy e nas seleções jovens do Catar.
Regressou a Itália em finais de 2017 para integrar as equipas técnicas de Roberto De Zerbi no Benevento e no Sassuolo. No Verão de 2020 mudou-se para a Turquia, onde se estreou ao comando do Karagümrük e do Alanyaspor.
Em julho de 2023 recebeu um convite do Nice e os bons resultados obtidos na Liga Francesa levaram-no até aos Países Baixos. Depois de uma temporada no banco do Ajax, muda-se para a cidade Invicta e assume o comando técnico do FC Porto.
A conferência de imprensa de apresentação de Francesco Farioli contará com a presença do presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e está agendada para as 12:00 desta segunda-feira no Auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão.