Mais

Oficial: Gabri Veiga é jogador do FC Porto até 2030 com cláusula de rescisão de 65M€

Atualizado
Gabri Veiga oficializado no FC Porto
Gabri Veiga oficializado no FC PortoFC Porto
Gabri Veiga é oficialmente jogador do FC Porto. O médio espanhol chega ao Dragão proveniente dos sauditas do Al Ahli, tendo rubricado um contrato válido para as próximas quatro temporadas. A transferência foi realizada por 15 milhões de euros por 90% do passe, com outros quatro milhões em objetivos, e o espanhol fica com uma cláusula de rescisão fixada em 65 milhões de euros.

Agora sim, é oficial! Gabri Veiga é reforço do FC Porto, integrando o plantel às ordens de Martín Anselmi a tempo de participar no Campeonato do Mundo de Clubes.

"O FC Porto adquiriu 90% dos direitos económicos do atleta pelo valor fixo de 15 milhões de euros acrescido de uma remuneração variável máxima de 4 milhões de euros em função do cumprimento de certos objetivos. O contrato válido até 30 de junho de 2030 inclui uma cláusula de rescisão de 65 milhões de euros. O Al-Ahli assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 1,25 milhões de euros", pode ler-se na nota publicada pelos dragões.

O médio espanhol era um desejo assumido de André Villas-Boas, presidente do FC Porto, que já tinha confirmado as negociações com o Al Ahli.

Recorde-se que o jogador ficou fora da convocatória espanhola para o Euro sub-21, devido ao Mundial de Clubes, onde irá estar a representar a equipa portista.

Formado no Celta de Vigo, Gabri Veiga rumou ao futebol saudita há duas temporadas, a troco de 40 milhões de euros. Na época que terminou recentemente, fez 46 jogos, apontou oito golos e assistiu em seis ocasiões.

Declarações de Gabri Veiga

"Estou muito contente por esta transferência. Acho que é o melhor para esta fase da minha carreira. O FC Porto desde sempre me fez ter grande confiança neste projeto e, por isso, quero agradecer ao presidente - por fazer todos os possíveis para chegarmos a bom porto e dar-me essa confiança -, ao treinador e ao Andoni Zubizarreta. Todos são incríveis, é com grandes pessoas como eles que este grande clube cresceu e estou muito motivado para representar o FC Porto.

As declarações de Gabri Veiga
FC Porto

Foi graças aos dirigentes do clube que ganhei esta vontade enorme de jogar no FC Porto. Já falávamos há quase um ano e desde o primeiro momento demonstraram uma grande confiança em mim e eu dou muito valor a isso e ao grande clube que é o FC Porto, por isso estou aqui.

Agora só penso em trabalhar todos os dias, a começar já amanhã. Estou ansioso por integrar e acrescentar o meu contributo a esta grande equipa. Quero ajudar nos minutos que tiver e conseguir grandes feitos aqui.

Fiquei a saber mais sobre o clube com o Galeno, com quem joguei no Al Ahli, mas o Samu demonstrou-me diariamente a sua vontade de me ter aqui. Com o Nico (González) ainda vou falar, temos uma grande relação, desencontramo-nos um pouco nas convocatórias da seleção, mas nos próximos dias vou falar com ele com calma e com outras pessoas. Estou perto de casa e conheço bem este contexto".

André Villas-Boas (presidente)

“É um jogador que a maior parte dos clubes europeus ambicionava ter nos seus plantéis, não só agora mas também quando saiu do Celta de Vigo. É um médio ofensivo de características criativas, um jogador capaz de encontrar o último passe e de romper linhas, que já seguíamos há muito tempo, que ambicionávamos ter aqui e que nos vai ajudar muito já a partir do Mundial de Clubes. É um grande jogador que chega ao FC Porto, uma grande contratação, um grande nome e também alguém com um altruísmo difícil de encontrar na sociedade atual. 

O jogador abdicou de uma grande parte do seu salário para se juntar ao FC Porto e agora começa a sua história de azul e branco. É um jogador espanhol nascido aqui ao lado, em Porriño, muito identificado com Portugal, Espanha e Galiza, e essa proximidade com os amigos e a família vai ajudá-lo a adaptar-se melhor num meio que já conhece bem. O futebol europeu é outro ritmo, outra intensidade, mas estamos seguros de que ele se vai ambientar rapidamente.

O desejo do Gabri Veiga contou muito e também contou o facto de termos falado muito com ele no sentido de o tentar convencer a abraçar este projeto. É parte da renovação que queremos fazer, reforçando o plantel para podermos lutar pelo ambicionado título que nos tem escapado nos últimos três anos. É com jogadores desta dimensão que podemos dar o salto de qualidade que precisamos e o Gabri traz tudo isso. Normalmente não é este o sentido dos jogadores que vão para a Arábia Saudita, por isso esta é uma escolha muito arrojada por parte do Gabri, que aceita esta redução massiva do seu salário para poder representar o FC Porto. Ficamos muito orgulhosos pelo futebolista e pelo ser humano que temos aqui, seguros de que nos vai entregar muito sucesso no futuro".

Zubizarreta (diretor desportivo)

"É um jogador com muito talento, muita capacidade de jogo de equipa e capacidade para desequilibrar. Tem muita vontade de estar connosco para competir e a verdade é que também está muito perto de casa. Sempre nos disse que queria estar aqui para competir ao mais alto nível. Estamos muito contentes com a vinda do Gabri Veiga".

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________