Entre as várias experiências, Helena Costa conta com a presença no Celtic FC e no Eintracht Frankfurt (onde fez parte da estrutura que conquistou a Liga Europa), como scout, entre 2012/13 e 2016/17, e 2017/18 e 2021/22, respetivamente.
Como treinadora principal, Helena Costa foi a técnica das seleções femininas do Catar e do Irão, tendo conquistado dois títulos em Portugal com a formação do SU 1º Dezembro e um com o Odivelas, sendo que havia já passado pela formação do SL Benfica. Em 2014 assinou como treinadora principal do Clermont Foot, da Ligue 2, tornando-se a primeira contratação de uma treinadora para uma equipa profissional masculina de futebol.
“É uma honra estar aqui. É um bom desafio”, começou por dizer aos canais de comunicação do clube, sublinhando que “a capacidade de se poder crescer enquanto clube e estrutura”, foi algo que a entusiasmou no projeto.
“Títulos, era o que eu gostava (de deixar como legado). Gosto de ganhar, não vou negar, mas não pode ser uma coisa do dia para a noite. Havendo trabalho, paciência, boa coordenação e dinâmica, acho que é possível”, sublinhou Helena Costa.