Luís Freire substituiu Daniel Sousa no comando técnico do Vitória SC e assinou contrato válido por seis meses, com uma cláusula de renovação automática por mais uma época, caso conseguisse garantir o 5.º lugar no campeonato.
Caso o objetivo não fosse atingido, o acordo contemplava uma cláusula de saída, algo que se verificou, uma vez que o Vitória SC perdeu o duelo com o Santa Clara na luta pelo lugar na Liga Conferência.
Luís Freire despede-se do Vitória SC com um total de oito vitórias nos 19 jogos em que liderou os destinos da formação vimaranense.
Recorde-se que, além do Vitória SC, Luís Freire orientou o Rio Ave, durante três épocas e meia, bem como Nacional, Estoril, Mafra, Pêro Pinheiro e Ericeirense, já depois de ter sido adjunto no Mafra, Tondela e Oriental.
O favorito ao comando técnico do Vitória SC é Luís Pinto, conforme noticiado pelo Flashscore.
Comunicado do Vitória SC:
"A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acordou com o treinador Luís Freire a cessação do contrato de trabalho com efeitos imediatos. Concluído o campeonato, o conselho de administração fez uma análise à temporada 2024/25 e decidiu que deve projetar o futuro com um novo treinador, que será oportunamente anunciado.
Grata pelos serviços prestados e pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses, a Vitória Sport Clube, Futebol SAD deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais a Luís Freire e à equipa técnica que o acompanha, salientando o caráter, a personalidade e seriedade do técnico no período em que esteve ao leme dos Conquistadores."