Rúben Vinagre foi emprestado pelo Sporting ao Legia, depois de cedências a Everton, Hull City e Hellas Verona.
Depois de 28 jogos oficiais pela equipa polaca, orientada pelo português Gonçao Feio, o Legia resolveu antecipar a opção de compra e garantir o lateral de 25 anos até junho de 2028, pagando 2,5 milhões de euros.
Rúben Vinagre passa assim a ser a transferência mais cara do futebol polaco, superando os 1,8 milhões de euros que o Lech pagou por Patrik Walemark.
"Estou muito feliz porque me sinto muito bem desde que cheguei ao Legia. A direção está confiante nas minhas capacidades e no que mostrei até agora. Quero dar ainda mais ao Legia, este é apenas o começo. Adoro a pressão. Penso que é por isso que me adapto tão bem aqui, entre os adeptos, a direção e os funcionários. Lutamos por tudo e eu farei tudo para ajudar os meus colegas de equipa e todo o clube a atingir os nossos objetivos", afirmou Rúben Vinagre após a assinatura do contrato.

"Consideramos a transferência definitiva de Rúben Vinagre como mais um passo no desenvolvimento desportivo do Legia Varsóvia. Os investimentos na equipa são uma prioridade para o clube e estamos satisfeitos por hoje podermos transmitir esta notícia positiva aos adeptos. Graças à boa situação financeira alcançada nos últimos anos, à participação nas taças europeias, à elevada afluência de público e ao desenvolvimento sistemático da atividade comercial, realizámos a transferência mais elevada da história do futebol polaco. De acordo com muitos especialistas, o Rúben representa uma elevada qualidade futebolística, ambição e profissionalismo - caraterísticas que um jogador do Legia deve ter. Queremos construir a equipa com base nestes valores. O português é também um exemplo de que o nosso clube pode adquirir jogadores na melhor idade futebolística, com um bom currículo e garantir padrões ao mesmo nível dos das melhores ligas europeias”, afirmou o vice-presidente do Legia Varsóvia, Marcin Herra.
Rúben Vinagre, recorde-se, foi contratado pelo Sporting ao Wolverhampton, em 2021, a troco de 10 milhões de euros por metade do passe. Desta forma, os leões arrecadam agora 1,25 milhões de euros, com os outros 1,25 milhões a seguirem para o clube inglês orientado por Vítor Pereira.