Mais

Oficial: Sudakov é reforço do Benfica

Sudakov com Rui Costa
Sudakov com Rui CostaSL Benfica
Médio ucraniano deixa o Shakhtar e veste a camisola 10 do Benfica. Chega por empréstimo, mas com opção de compra obrigatória, num negócio que pode chegar aos 32 milhões de euros.

O Benfica anunciou, este sábado, a contratação de Sudakov. O médio de 22 anos chega por empréstimo do Shakhtar Donetsk, mas com uma opção de compra obrigatória.

O Benfica paga 6,75 milhões de euros pelo empréstimo até ao final 2025/26, sendo que depois fica com o internacional ucraniano por uma verba de 20,25 milhões de euros. A estes montantes podem acrescer 5 milhões de euros em bónus. Contas feitas, Sudakov pode custar um máximo de 32 milhões de euros aos cofres encarnados.

O Shakthar negociou 25% de uma mais-valia, sendo que o Benfica pode cortar essa verba até 15%, por mais 6 milhões de euros.

Formado no Shakthar, Sudakov estreou-se na equipa principal em 2020. Desde então soma 147 jogos. É ainda internacional ucraniano em 29 ocasiões e esteve no Euro-2024.

Os números de Sudakov
Os números de SudakovFlashscore

Posso crescer com esta equipa. Quero ganhar tudo com este clube, claro que, em primeiro lugar, é o campeonato, e julgo que posso conseguir isso com esta equipa incrível”, afirmou Sudakov à BTV.

O jogador de 22 anos revela que falou “com Trubin todos os dias”. Além de destacar que o compatriota está “muito feliz” no Benica e de o ver como “um grande profissional”, Sudakov realça que o guarda-redes lhe falou “sobre o clube e o campeonato, que é muito bom”.

Podemos crescer juntos”, disse o número 10, considerando que chega com o objetivo de “ganhar o campeonato, a Taça de Portugal, seguir em frente na Liga dos Campeões e talvez passar à próxima fase da prova”.

O ex-médio do Shakhtar reafirmou a sua felicidade por assinar pelo Benfica, onde quer “crescer todos os dias com esta equipa, com este clube, com este treinador”, mas também destacou, desde já, os adeptos que, na sua perspetiva, são “incríveis”.

Senti isso nos últimos dias na minha conta de Instagram e Twitter. Tem sido inacreditável", assumiu.

Sudakov vai envergar a camisola 10, que foi já do agora presidente Rui Costa, mas o jovem futebolista ucraniano assegura que pode desempenhar várias funções em campo.

Posso jogar em todas as posições no ataque, também no meio-campo, como número 10, mas também como um 8 ou um 6. No Shakhtar joguei a extremo-esquerdo e direito. Para mim não é importante onde possa jogar, quero mostrar-me no relvado”, finalizou o reforço dos encarnados.