Mais

Onze da 1.ª jornada para o Flashscore: O sonho do Tri(ncão) com uma legião de guerreiros

Francisco Trincão festeja pelo Sporting
Francisco Trincão festeja pelo SportingSporting CP

O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da primeira ronda do campeonato. Francisco Trincão foi decisivo no Sporting, numa equipa que conta com três jogadores do novo SC Braga de Carlos Vicens.

Como são calculadas as notas?

O onze com melhor nota da primeira jornada
O onze com melhor nota da primeira jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Patrick Sequeira (Casa Pia) - 8

O guarda-redes costa-riquenho foi um dos destaques do Casa Pia na temporada passada e em 2025/26 prepara-se para assumir o mesmo papel de relevo. Pese embora o facto de ter sofrido dois golos, evitou praticamente outros dois (1,82 de xG evitado) com as oito defesas que fez.

Além disso, mostrou uma precisão de passe interessante, sobretudo para um guarda-redes, ao acertar pelo menos 50% das ligações mais longas que tentou fazer.

Defesas:

Rodrigo Pinheiro (Famalicão) - 8.2

Ao 30.º jogo na Liga Portugal, o primeiro golo. O lateral de 22 anos está a afirmar-se no Famalicão e começou a época com um importante tento, que definiu o tom do jogo logo aos cinco minutos.

Ofensivo, mostrou-se também muito sólido defensivamente, ao conquistar seis dos 11 duelos que enfrentou, cometendo apenas uma falta. Mais um bom valor jovem a crescer em Famalicão.

Hevertton (Gil Vicente) - 8.3

De regresso a Portugal depois de uma passagem pelo Queen’s Parks Rangers, Hevertton Santos foi peça-chave no triunfo do Gil Vicente em casa do Nacional. Desde logo, ao fazer a assistência, num lançamento, para Pablo Felipe inaugurar o marcador.

Numa partida em que os homens de Barcelos foram testados defensivamente, perdeu apenas um duelo neste capítulo, conseguiu uma interceção e juntou ainda cinco alívios de bola, ajudando o Gil Vicente a manter a baliza inviolada.

Duplexe Tchamba (Casa Pia) - 8.0

O camaronês foi um dos destaques do Casa Pia na derrota contra o Sporting. Forte fisicamente, acabou por se destacar foi na forma como se posicionou em campo, tendo conseguido intercetar três bolas e aliviado oito lances (o melhor do jogo nestes dois parâmetros).

A isto juntou ainda mais três duelos ganhos, sendo que não cometeu qualquer falta durante a partida.

Leonardo Lelo (SC Braga) - 8.0

Na primeira oportunidade como titular no SC Braga, Leonardo Lelo reclamou logo mais dois minutos, com duas assistências para os golos de Pau Víctor e Vítor Carvalho.

Um lateral ofensivo, mostrou-se perigoso no último terço com apenas dois passes falhados na parte decisiva do campo e três dos seis cruzamentos tentados a encontrarem um colega. Uma arma importante para os arsenalistas.

Médios:

Vítor Carvalho (SC Braga) - 8.0

O verdadeiro jóquer de Carlos Vicens. Começou como lateral-direito, terminou como médio e cumpriu em ambas as posições, com o bónus de ainda ter marcado.

Fiável no passe (precisão de 95%) e defensivamente bem colocado – uma interceção e três alívios – Vítor Carvalho mostrou que pode ser uma peça importante para Carlos Vicens, sobretudo devido às possibilidades que a sua polivalência oferece em campo.

Pedro Gonçalves (Sporting) - 8.0

A jogar numa nova posição, no meio-campo, Pedro Gonçalves parece estar de volta ao melhor nível, sobretudo depois de uma época em que uma lesão acabou por o afastar dos relvados durante grande parte da temporada.

Assistiu Francisco Trincão, foi um dos jogadores que mais remates fez na partida (6, só superado pelos 7 de Luis Suárez) e ainda criou mais uma grande oportunidade para lá do lance do golo. Vai ser essencial para Rui Borges.

Alfonso Trezza (Arouca) - 8.0

O Arouca foi uma das surpresas da primeira jornada, com uma exibição afirmativa diante do AFS e muito deveu isso a Alfonso Trezza. Desde logo pelo bis, que coloca o uruguaio como o melhor marcador da prova, a par de Samu.

Além da pontaria certeira (marcou nos dois remates que fez), Trezza mostrou também abnegação no outro lado no campo, com quatro duelos defensivos conquistados. Importante numa equipa que se mostrou muito coesa.

Avançados:

Pablo Felipe (Gil Vicente) - 8.1

Aposta do Gil Vicente para esta época, depois de ter apresentado rendimento enquanto esteve emprestado, Pablo já começa a render dividendos. Inaugurou o marcador contra o Nacional, numa bela jogada, e abriu caminho aos primeiros três pontos da temporada.

Importante para permitir à equipa respirar na frente (sofreu sete faltas) e incómodo para os defesas (só perdeu dois duelos pelo chão), também ajudou a equipa nas bolas paradas defensivas, com três alívios.

Ricardo Horta (SC Braga) - 8.3

É um capitão histórico do SC Braga. Marcou de penálti e tornou-se no primeiro jogador dos arsenalistas a marcar 100 golos na Liga Portugal.

Mas foi mais do que isso, num jogo em que até foi poupado e só entrou aos 55 minutos. Além de ter sido ele a sofrer a falta para a grande penalidade, numa bela jogada de envolvimento, criou para os colegas (falhou só um passe no último terço) e esteve presente na área adversária onde é sempre perigoso.

Melhor jogador da 1.ª jornada para o Flashscore: Trincão (Sporting) - 9.1

Um dos elementos mais utilizado na temporada passada, Francisco Trincão parece ponto para um grande 2025/26. O extremo voltou a todo o gás e esteve envolvido nos dois golos que o Sporting conseguiu marcar ao Casa Pia.

Abriu o ativo na primeira parte e no segundo tempo assistiu Hjulmand. Sempre ativo na frente – foi o jogador ofensivo do Sporting com mais toques na bola (73) – e com a capacidade de drible apurada (venceu metade dos duelos), Trincão vai ser parte importante de uma equipa leonina que se vai ver confrontada com equipas a procurar evitar o golo o mais possível.

Além disso, mostrou empenho defensivo, pouco usual em jogadores mais tecnicistas. Venceu 3 dos setes duelos defensivos que tentou, além de ter conseguido um desarme, numa equipa leonina que se mostrou pressionante e deixou sempre o Casa Pia desconfortável para sair a jogar.

Os números de Francisco Trincão
Os números de Francisco TrincãoOpta by Stats Perform