
Guarda-redes
Andrew (Gil Vicente) - 8.1
O Sporting perdeu a liderança na 15.ª jornada do campeonato, num jogo que pode mesmo ter ditado a saída do treinador João Pereira, como tem sido veiculado pela generalidade da imprensa portuguesa nas últimas horas. Um dos culpados: Andrew. O guarda-redes brasileiro esteve em destaque na defesa da baliza do Gil Vicente, sendo peça-chave para a equipa orientada por Bruno Pinheiro, que somou o terceiro encontro consecutivo sem derrotas.

Defesas
Leonardo Lelo (Casa Pia) - 8.3
O Casa Pia tem vindo a subir de rendimento nas últimas jornadas e confirmou o seu bom momento na receção ao Arouca (3-1), jogo em que Leonardo Lelo mostrou-se a um grande nível. O lateral esquerdo marcou o segundo golo dos gansos e assistiu Obeng para o 3-1 final.
Tiago Gabriel (Estrela da Amadora) - 8.2
O jovem central luso-francês reapareceu recentemente nas escolhas iniciais do treinador do Estrela da Amadora e a aposta deu frutos na receção do conjunto da Reboleira ao Rio Ave (1-0). O camisola 44 vestiu o fato de herói para anotar o golo que permitiu ao Estrela afastar-se da zona de despromoção.
Tomás Araújo (SL Benfica) - 8.4
Na ausência de Otamendi, Tomás Araújo assumiu a batuta no eixo defensivo do Benfica, contando com António Silva, outrora um titular absoluto dos encarnados, ao seu lado para a receção ao Estoril Praia (3-0). O jovem central esteve irrepreensível nas suas tarefas - terminou o encontro com 12 (!) duelos ganhos.

Médios
Depois do pequeno conflito que o afastou da equipa da visita a Roma, Bruma teve a sua primeira grande noite após o regresso à equipa na visita do SC Braga ao terreno do surpreendente Santa Clara (0-2), sendo ele o autor dos dois golos do conjunto bracarense contra os açorianos.
Tiago Silva (Vitória SC) - 8.0
O camisola 10 é um acrescento de enorme qualidade ao meio campo do Vitória SC, que sob a liderança de Rui Borges, treinador associado ao Sporting, tem sido um enconto nos palcos europeus. Na receção ao Nacional (2-2), Tiago Silva anotou o primeiro golo dos vitorianos e terminou ainda o jogo com dois passes decisivos.
Rodrigo Mora (FC Porto) - 7.9
Aos 17 anos, Rodrigo Mora é uma das grandes esperanças do futuro do FC Porto. Mas também é já presente, como deu conta no duelo em Moreira de Cónegos (0-3). O jovem avançado marcou e assistiu no seu primeiro jogo a titular na Liga ao serviço da equipa principal dos dragões, terminando a partida com o estatuto de melhor em campo para o Flashscore.
Nuno Moreira (Casa Pia) - 8.6
Além de Lelo, o Casa Pia contou com a irreverência de Nuno Moreira para bater o Arouca. O extremo assistiu para os dois primeiros golos dos gansos, sendo uma dor de cabeça para os defesas do conjunto da Serra da Freita.
Avançados
O Nacional conquistou um empate muito saboroso nos descontos do encontro no D. Afonso Henriques, mas antes desse 2-2 anotado por João Aurélio houve golo de Isaac, um avançado que terminou com uma seca de golos que durava desde início de novembro.
Kaio César (Vitória SC) - 8.0
O jovem extremo brasileiro tem vindo a subir os seus índices de confiança e é daqueles jogadores que não se esconde do jogo, tal como mostrou no duelo contra os insulares. Foi dele o passe para o golo de Nuno Santos, que, na altura, permitia a reviravolta dos conquistadores.

Melhor jogador da 15.ª jornada para o Flashscore: Zeki Amdouni (SL Benfica) - 9.5
O suíço precisou apenas de 20 minutos em campo para anotar dois golos e confirmar o triunfo do Benfica, que permitiu à equipa de Bruno Lage passar o Natal no topo da tabela da Liga. Zeki Amdouni não é, de todo, primeira escolha do treinador das águias, mas isso não o impede de aproveitar ao máximo todas as oportunidades. Exemplo disso são os cinco golos que marcou no campeonato em apenas 264 minutos.
