Mais

Onze da 29.ª jornada para o Flashscore: Racic voltou para deixar marcas na Pedreira

Uroš Racic foi o melhor jogador da ronda para o Flashscore
Uroš Racic foi o melhor jogador da ronda para o FlashscoreJOSÉ COELHO/LUSA
O Flashscore atribui notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 29.ª ronda do campeonato. Uros Racic, destaque na goleada do SC Braga frente ao AFS, foi o melhor da jornada.
O onze ideal da 29.ª jornada
O onze ideal da 29.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Lucas França (Nacional da Madeira) - 8.1

Na altura de listar os principais responsáveis pela manutenção do Nacional da Madeira, Lucas França irá certamente aparecer no pódio. O guardião brasileiro foi decisivo no Bessa, ao segurar a vantagem mínima dos insulares, e acabou com oito defesas e o prémio de homem do jogo.

Lucas França foi o homem do jogo no Bessa
Lucas França foi o homem do jogo no BessaCD Nacional, Opta by Stats Perform

Defesas:

Ulisses (Nacional da Madeira) - 7.8

Se Lucas França aparece no pódio, Ulisses não andará longe desses lugares. O defesa brasileiro já tinha feito uma boa época de estreia em Portugal e não sentiu o peso da subida de divisão, afirmando-se como um central fiável e capaz de assumir a construção de jogo da equipa de Tiago Margarido. Frente ao Boavista, contribuiu para o triunfo sem sofrer golos.

A exibição de Ulisses no Bessa
A exibição de Ulisses no BessaEDUARDO COSTA/LUSA/Opta by Stats Perform

Borevkovic (Vitória SC) - 7.8

Um dos principais elogios ao renascimento de Borevkovic é dizer que o Vitória SC vai sentir a falta do croata no duelo da próxima jornada frente ao Benfica. De proscrito a patrão da defesa vitoriana, conquistou o lugar com méritos próprios e saiu de Barcelos a contribuir para um triunfo importante, no qual somou cinco recuperações de bola.

Borevkovic esteve em destaque no plano defensivo
Borevkovic esteve em destaque no plano defensivoVitória SC, Opta by Stats Perform

Gonçalo Inácio (Sporting) - 7.7

O mais estável dos defesas leoninos, Inácio voltou a mostrar-se confortável no esquema de três centrais e foi o principal criador de jogo ofensivo da equipa de Rui Borges nos Açores. Não é por acaso que aparece entre os jogadores com mais passes no campeonato, embora o risco que assume nesse momento faça com que nem sempre seja dos que mais acerta.

O mapa de passes de Gonçalo Inácio
O mapa de passes de Gonçalo InácioJOSE MANUEL ALVAREZ REY/NurPhoto/NurPhoto via AFP/Opta by Stats Perform

Médios:

Fuki Yamada (Nacional da Madeira) - 8.0

Esta foi, muito provavelmente, a primeira grande aparição de Fuki Yamada em solo português. O internacional sub-23 japonês só tinha sido titular três vezes antes de voltar ao onze no Bessa, acabando por fazer a assistência para o golo que decidiu a partida frente ao Boavista.

Yamada abriu o livro no Bessa
Yamada abriu o livro no BessaCD Nacional, Opta by Stats Perform

Gharbi (SC Braga) - 8.1

Gharbi tem alternardo entre o banco e a titularidade, mas já não restam grandes dúvidas de que o futuro do SC Braga passa pelos pés do jogador nascido em Paris. De volta ao 11, jogou encostado à esquerda e desequilibrou a partida com duas assistências para Racic. 

Gharbi esteve em plano de destaque frente ao AFS
Gharbi esteve em plano de destaque frente ao AFSHUGO DELGADO/LUSA/Opta by Stats Perform

Tiknaz (Rio Ave) - 8.2

Apontado como um futuro talento da seleção turca, à qual foi chamado para os jogos da Liga das Nações, apesar de não ter sido utilizado. Tiknaz ainda não conseguiu mostrar todo o seu futebol em Portugal, mas apareceu em boa hora para a equipa de Petit, ao abrir o marcador com um golo muito consentido por Kewin Silva mas que acabou por ser o mote para o regresso do Rio Ave aos triunfos.

Kokçu (Benfica) - 8.1

Na melhor forma desde que chegou a Portugal, Orkun Kokçu parece ser, neste momento, o jogador que define todo o jogo ofensivo dos encarnados. Com o camisola 10 a marcar e a assistir, não foi pelo turco que o Benfica perdeu pontos diante do Arouca.

O mapa de passes de Kokçu contra o Arouca
O mapa de passes de Kokçu contra o AroucaSL Benfica, Opta by Stats Perform

Avançados: 

El Ouazzani (SC Braga) - 8.0

Não marcava na Liga Portugal desde 19 de janeiro, mas a lesão de Fran Navarro acabou por contribuir para que fosse mantendo a titularidade nos jogos que se seguiram. Curiosamente, foi quando regressou ao banco que reencontrou o caminho dos golos. Aos 90+3', apareceu no coração da área e finalizou uma boa jogada coletiva com um golpe de cabeça para acabar com a seca.

O golo de Ouazzani
O golo de OuazzaniSC Braga, Opta by Stats Perform

Sejk (Famalicão) - 8.0

O regresso de Sorriso (que falhou por pouco a presença neste onze com uma nota de 7.8) e o crescimento de Elisor fizeram com que Sejk voltasse a perder espaço em Famalicão, mas o avançado já mostrou ter atributos que fazem dele um jogador útil para a equipa minhota. Saiu do banco aos 68' e marcou quatro minutos depois. Haverá melhor impacto do que este?

Melhor jogador da 29.ª jornada para o Flashscore: Uros Racic (SC Braga) - 8.8

Contratado para render Zalazar, Racic poderia temer pelo seu espaço quando percebeu que o médio uruguaio iria permanecer na Pedreira, mas a verdade é que o jogador de 27 anos está a apresentar bom rendimento neste seu regresso a Braga. Depois do bom jogo em Alvalade, fez uso da sua capacidade finalizadora para bisar frente ao AFS, acabando mesmo por ser o melhor jogador da jornada 29 para o Flashscore.

Uros Racic foi o melhor jogador da 29.ª jornada
Uros Racic foi o melhor jogador da 29.ª jornadaJOSÉ COELHO/LUSA/Opta by Stats Perform

Como são calculadas as notas?