Mais

Para a história e com estórias por contar: Casa Pia dá a volta e vence Rio Ave

Cassiano abriu caminho à reviravolta do Casa Pia
Cassiano abriu caminho à reviravolta do Casa PiaProfimedia
O Casa Pia venceu este sábado o Rio Ave, por 2-1, no Estádio Municipal de Rio Maior, no jogo de abertura da 27.ª jornada do campeonato, marcado pela estreia histórica de uma mulher, Catarina Campos, como árbitra principal na Liga. Os vilacondenses até foram os primeiros a marcar, por Tiago Morais, aos 21', mas o Casa Pia deu a volta, com os golos de Cassiano, aos 30', e Tchamba, aos 62'. Aos 87' Tiago Morais teve ocasião soberana para bisar e empatar, mas atirou o penálti ao poste da baliza de Patrick Sequeira.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Num jogo especial, uma vez que foi o primeiro da Liga apitado por uma mulher, Catarina Campos, árbitra de 39 anos, o Rio Ave entrou melhor, com Olinho a rematar ao lado, aos 3', com o Casa Pia a responder, aos 12', com Leonardo Lelo a cruzar tenso para Cassiano, de cabeça, quase chegar para o desvio.

A verdade é que foi mesmo o Rio Ave a capitalizar a ligeira superioridade, aos 21 minutos, com André Luiz a fugir pela direita, a ultrapassar Tchamba em velocidade e a cruzar para Tiago Morais rematar para o 0-1.

Aos 24 minutos quase chegou o segundo para o Rio Ave, uma vez mais com André Luiz em evidência, desta feita com um remate forte para bela intervenção de Patrick Sequeira.

O Casa Pia, porém, conseguiu reagir e, depois de aos 28' ter assustado, num primeiro cruzamento, aos 30' Leonardo Lelo serviu mesmo, da esquerda, Cassiano para o empate, marcado com um belo toque de calcanhar.

Aos 38 minutos foi mesmo a equipa da casa a ficar pertíssimo da reviravolta, com Larrazabal a rematar ao poste da baliza defendida por Miszta. Na resposta, uma vez mais por André Luiz, Tchamba desviou o perigo para canto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

A segunda parte começou sem alterações em ambas as equipas, com João Pereira a mexer pela primeira vez aos 56 minutos, lançando Livolant no lugar de Osundina. Respondeu Petit, em cima da hora de jogo, lançando Kiko Bondoso e Aguilera em vez de Martim Neto e João Graça.

A verdade é que o terceiro golo da partida, marcado logo depois, aos 62 minutos, pertenceu mesmo à equipa da casa: canto de Leonardo Lelo e Tchamba, ao segundo poste, a cabecear para a reviravolta em Rio Maior.

Aos 66' Leonardo Lelo testou a pontaria, com remate à figura de Miszta, antes do Rio Ave, primeiro por João Novais (71') e depois por Tiago Morais (72'), forçar a reação, com Petit a acrescentar Zoabi no lugar de Olinho. Respondeu João Pereira, no último quarto de hora, com Mohamed e Henrique Pereira nos lugares de Miguel Sousa e Pablo Roberto. Aos 79', de livre, João Novais atirou à figura de Patrick Sequeira, antes de André Geraldes e Cauê serem as apostas de João Pereira a saírem do banco.

Do lado do Rio Ave, Petit apostou em Bakoulas em vez do capitão João Morais, lançando ainda João Tomé em vez de Vrousai, aos 84 minutos, e aos 86' houve mesmo penálti para os vilacondenses, depois de Kluivert ter derrubado André Luiz na área. Na conversão do penálti, aos 87', Tiago Morais atirou ao poste. Na sequência do lance, João Pereira, treinador do Casa Pia, foi expulso por Catarina Campos.

Homem do jogo Flashscore: Leonardo Lelo (Casa Pia)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform