Mais

Para ti, eterno capitão: FC Porto vence e convence diante do Vitória SC

Atualizado
Samu bisou no triunfo robusto do FC Porto
Samu bisou no triunfo robusto do FC PortoOpta by Stats Perform/Profimedia

O FC Porto venceu esta segunda-feira o Vitória SC, por 3-0, na 1.ª jornada do campeonato. Num jogo especial, carregado de simbolismo e emoção, pelas homenagens a Jorge Costa, Pepê, aos 12', e Samu, aos 32' e aos 79', fizeram os golos do triunfo dos azuis e brancos no Estádio do Dragão.

Recorde as incidências da partida

Na sua estreia oficial na Liga, Francesco Farioli repetiu o onze que havia vencido o Atlético de Madrid, no jogo de apresentação, preterindo Marko Grujic, Vasco Sousa, Iván Jaime, Danny Namaso e Tomás Pérez da convocatória. 

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Antes do jogo, porém, homenagem sentida a Jorge Costa, com uma lona no centro do relvado, e uma coreografia envolvendo todo o estádio, com o nome e número do antigo capitão e dirigente, que surgiu também nas camisolas de todos os jogadores dos dragões. O minuto de silêncio, esse, não foi infelizmente respeitado como devia, perante a presença dos filhos do malogrado número 2, emocionados, na tribuna do Estádio do Dragão.

Susto antes do domínio

E com 30 segundos de jogo, naquele que foi também o jogo de estreia de Luís Pinto na Liga, agora no comando técnico do Vitória SC, Tiago Silva rematou a rasar o poste da baliza de Diogo Costa. Na resposta, aos 2', Miguel Nóbrega falhou o alívio, perante Samu, mas Pepê não conseguiu aproveitar.

Ao minuto 2, o Dragão de pé, aplaudindo Jorge Costa, com o jogo uma vez mais em segundo plano, e tarjas erguidas ao ex-capitão na zona das claques dos azuis e brancos. Aos 4', na sequência de um canto, Martim Fernandes cruzou para cabeceamento de Nehuén Pérez e defesa fácil de Charles. Aos 6' foi Borja Sainz, servido por Gabri Veiga, a falhar o remate à baliza vitoriana, antes de um livre perigoso, aos 7', que Alberto Costa disparou muito por cima. Na resposta, aos 8', Gustavo Silva rematou para defesa fácil de Diogo Costa.

Letal no contra-ataque

Apesar do controlo quase absoluto, foi em contra-ataque, após uma queda de Camará na área do FC Porto, que os dragões colocaram-se na frente do marcador, com Samu a lançar Borja Sainz, que abriu para Pepê rematar e bater Charles, assinando o 1-0 aos 12 minutos.

Aos 16 minutos, na sequência de um livre após falta perigosa de Tiago Silva sobre Alan Varela, que valeu amarelo ao médio do Vitória, Gabri Veiga bateu tenso e Bednarek quase conseguiu chegar para o desvio. Dois minutos depois, aos 18', Froholt recuperou uma bola, arrancou e, em zona de finalização, rematou ao lado.

Aos 22 minutos, servido por Pepê, Samu encheu o pé, marcou mas o lance foi rapidamente anulado por fora de jogo do médio brasileiro. O mesmo Samu, aos 26', roubou a bola a Borevkovic mas, frente a Charles, permitiu a defesa do guarda-redes, com o pé. Aos 29', de livre, João Mendes serviu Borevkovic mas o cabeceamento foi aliviado pela defesa portista.

A posição média do FC Porto na primeira parte
A posição média do FC Porto na primeira parteOpta by Stats Perform/Profimedia

Samu tanto bateu que quebrou

Aos 32 minutos, após fugir pela direita e conquistar um canto, Samu subiu mais alto que os adversários, na sequência da bola parada, com cruzamento de Alberto Costa, para cabecear forte e fazer o 2-0.

Aos 35', quem mais? Samu voltou a surgir com perigo, valendo Borevkovic a desviar o remate forte do espanhol por cima da baliza de Charles. Na sequência do canto, remate de Pepê, mas sem perigo. Aos 37', servido por Borja Sainz, mais um remate de Samu, à figura de Charles. Aos 41' o Vitória conseguiu reagir e, após remate de Tiago Silva, valeu o corte de Bednarek a evitar perigo para a baliza de Diogo Costa. Um minuto depois, Diogo Costa segurou o remate cruzado de Camará.

A fechar a primeira parte, mais um valente susto para o FC Porto, com Bednarek a aliviar para canto, em cima da linha de golo, um cruzamento de recurso dos vitorianos.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Dor de cabeça para Farioli

Para a segunda parte nenhum dos treinadores mexeu, e foi uma vez mais o FC Porto a espreitar o golo, aos 48 minutos, quando Gabri Veiga abriu para Borja Sainz rematar para boa defesa de Charles, para canto. Aos 52', de meia distância, Alan Varela atirou ao lado, antes de Martim Fernandes, aos 53', num lance dividido com Camará, cair agarrado ao joelho, após ter escorregado. O lateral saiu mesmo de maca, dando o lugar a Zaidu, sob aplauso dos adeptos portistas. Respondeu Luís Pinto, lançando Nélson Oliveira e Telmo Arcanjo nos lugares de Camará e Nuno Santos.

Dragão refrescado

Aos 58 minutos, após um lançamento lateral executado de forma rápida, Samu isolou-se pelo flanco direito mas perdeu tempo e acabou desarmado por Miguel Nóbrega antes de visar a baliza de Charles. Aos 63 minutos Bednarek fez um carrinho em lance com Vando Félix, cedeu um canto, onde Gustavo Silva cabeceou desviado, e voltou a cair, pedindo assistência médica. O polaco saiu mesmo, para a entrada de Prpic, com William no lugar de Borja Sainz e Eustáquio em vez de Gabri Veiga.

Aos 72 minutos Luís Pinto voltou a mexer, lançando mais duas caras novas, Lebedenko e Ndoye, nos lugares de Miguel Maga e Gustavo Silva. Aos 74' Samu voltou a procurar o bis, com um remate forte para mais uma bela intervenção de Charles, antes de William Gomes, aos 77', atirar muito por cima.

Custou mas bisou

Aos 79 minutos, após mais uma recuperação de bola no meio-campo, Zaidu serviu Eustáquio, o médio rematou, Charles defendeu mas deixou a bola jogável para Samu, com toda a facilidade do mundo, encostar para bisar e assinar o 3-0 na partida.

Aos 82 minutos quase chegou o 4-0, com Pepê a dominar bem na área e a cruzar tenso para Froholt, de primeira, atirar por cima. Aos 85' Samu, homem do jogo, saiu para dar lugar à estreia de Luuk de Jong que, no primeiro toque na bola, desmarcou Eustáquio de calcanhar para golo. O avançado neerlandês, contudo, estava fora de jogo, pelo que o golo não contou.

A verdade é que, mesmo sem goleada, o FC Porto mostrou claras credenciais de candidato, com uma entrada com o pé direito na Liga, num jogo onde a emoção pelo adeus a Jorge Costa terminou com clara ambição dos adeptos azuis e brancos.

Homem do jogo Flashscore: Samu (FC Porto)

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform