Mais

Pedro Proença no Comité Executivo da UEFA: “Expressámos o compromisso de salvaguardar a estabilidade da indústria”

Pedro Proença na reunião do Comité Executivo da UEFA
Pedro Proença na reunião do Comité Executivo da UEFALiga Portugal

Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, participou esta segunda-feira, enquanto Presidente da European Leagues, na última reunião do ano do Comité Executivo da UEFA, em Lausana, Suíça.

Na sua intervenção, Pedro Proença destacou a atividade recente da associação que lidera, assim como a sua importância, nomeadamente na aprovação do modelo de distribuição das receitas das competições europeias, na discussão sobre a definição do calendário desportivo internacional, assim como no impacto do chamado caso Diarra nos regulamentos de transferências.

Expressámos conjuntamente a nossa ambição e o nosso compromisso, mas também a nossa responsabilidade de salvaguardar a estabilidade da indústria. Neste contexto, estou particularmente orgulhoso pelo facto de os stakeholders do futebol europeu - representando Ligas, Sindicatos, Clubes e Federações - terem seguido e aprovado a nossa proposta de investir no Diálogo Social Europeu como plataforma para discutir, negociar e acordar formalmente um novo sistema de transferências. Os stakeholders do futebol europeu podem discutir e propor coletivamente soluções sobre o estatuto e a transferência de futebolistas profissionais, bem como outras questões laborais, como a saúde e a segurança no trabalho, que são de grande importância para o nosso sector e estão em conformidade com os princípios da União Europeia. Esta abordagem garante a segurança e o bem-estar dos jogadores, tanto a nível nacional como internacional. Transmitimos esta mensagem e posição conjunta à Comissão Europeia e comprometemo-nos conjuntamente com um novo e ambicioso plano de trabalho para o Diálogo Social Europeu”, explicou Pedro Proença, sugerindo que, perante a importância do Diálogo Social Europeu, este se torne um ponto regular da agenda das reuniões do Comité Executivo da UEFA a partir de 2025.

Sempre exaltando a importância do espírito de união e cooperação, Pedro Proença não deixou também de referir-se ao recente regresso da LaLiga ao seio da European Leagues.

Uma das missões do meu mandato era criar unidade e consenso no seio da European Leagues. A LaLiga voltará formalmente à Associação na próxima Assembleia Geral, que se realizará em Frankfurt, em março de 2025”, disse.

A finalizar, Pedro Proença apontou: “Aproveito esta oportunidade para propor uma maior cooperação entre a European Leagues, a UEFA e a ECA nas questões da União Europeia, para que, em conjunto, possamos definir a política desportiva europeia. Partilhamos a responsabilidade coletiva pela proteção do modelo desportivo da União Europeia, como o Presidente Čeferin sublinhou aos Ministros do Desporto durante a recente reunião do Conselho da União Europeia. Além disso, temos de trabalhar em conjunto para instar as instituições europeias a adotar legislação comunitária vinculativa para combater a pirataria, que representa uma (se não a principal) ameaça para a sustentabilidade financeira dos nossos membros enquanto organizadores de competições de futebol profissional.”