A visita do FC Porto ao Gil Vicente, na 18.ª jornada da Liga, vai ter uma ausência de peso. Pela primeira vez esta época, Pepê está fora dos convocados de Vítor Bruno, por decisão do próprio treinador.
A única partida que o internacional brasileiro tinha falhado até ao momento havia sido a Supertaça, em que apesar de ter sido convocado, não integrou os 18 nomes da ficha de jogo. De resto, foi sempre utilizado pelo técnico do FC Porto, ainda que com algumas críticas ao rendimento, nomeadamente nos últimos tempos.
Siga o Gil Vicente - FC Porto no Flashscore
Contas feitas, Pepê soma cinco golos e quatro assistências em 25 jogos pelos azuis e brancos esta temporada. Contudo, desde o jogo com o Midtjylland que não tem influência direta no resultado (um passe para golo) e nos últimos três jogos nunca atingiu um 7.0 no sistema de pontuação do Flashscore, com destaque para o jogo diante do Nacional em que saiu aos 43’.

Com o regresso de Francisco Moura às opções, Galeno poderá subir no terreno e ocupar o lugar do compatriota na faixa esquerda do ataque, a posição de origem. De resto, Vítor Bruno também deverá operar mudanças na direita, com Fábio Vieira apontado ao lugar de André Franco, outro elemento que teve uma exibição mais apagada na Choupana.