Mais

Petit (Rio Ave) prevê duelo contra o Sporting: "Temos que entrar com garra e com atitude"

Petit, treinador do Rio Ave
Petit, treinador do Rio AveMANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
O treinador do Rio Ave, Petit, assumiu esta sexta-feira a ambição de manter o “bom momento da equipa e a invencibilidade caseira”, na receção ao Sporting, no sábado, para a 18.ª jornada da Liga.

Acompanhe as incidências da partida

“Estamos num bom momento, tanto no campeonato, como na Taça, e é importante manter esse equilíbrio. Vamos defrontar um adversário de grande qualidade, uma equipa forte, candidata ao título, mas estamos preparados para dar uma boa resposta e dar continuidade ao que temos feito em nossa casa, que tem sido uma fortaleza", disse o técnico dos vila-condenses.

A formação da foz do Ave não perder para a Liga no Estádio dos Arcos há um ano e três meses, numa série invicta de 20 jogos, que é mais elevada entre os seis principais campeonatos da Europa, feito que Petit “quer dar continuidade”.

“É uma marca que já vêm de trás, mas que queremos dar continuidade a esse registo. É também um feito de todas as pessoas do clube e dos nossos adeptos. Sabemos que o Sporting é uma equipa difícil de defrontar, mas temos de acreditar nas nossas capacidades para manter esta marca”, disse o treinador.

Petit garantiu que o Rio Ave “está preparado para o onze que o Sporting vá apresentar, com ou sem o Gyökeres (avançado sueco)”, embora antecipando fases de dificuldade para a sua equipa durante o desafio.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

“Sabemos que vamos ter momentos com menos bola e aí precisamos de ter personalidade. O Sporting joga muito entrelinhas, ataca a profundidade, mas olhámos também sobre o que podemos fazer. Temos que entrar com garra e com atitude”, garantiu.

Nos duelos que teve, na Liga, com o novo treinador do Sporting, Rui Borges, Petit nunca perdeu (uma vitória e dois empates), e mostrou-se conhecedor do estilo de jogo do seu homólogo.

"O sistema que usa é praticamente o mesmo de quando o treinava o Vitória SC ou o Moreirense. Apresenta equipas com uma pressão forte e muito bem trabalhadas ofensivamente. Mas temos de pensar mais no que podemos fazer para ficar os três pontos”, analisou.

Petit notou que o Rio Ave “continua a crescer e os jogadores a conhecerem-se melhor", desvalorizando a ausência do avançado Clayton, melhor marcador do conjunto vila-condense, que não pode alinhar por castigo.

A forma recente do Rio Ave
A forma recente do Rio AveFlashscore

“O Clayton está num bom momento, mas tem tido a ajuda dos companheiros. Temos mais opções e quem jogar saberá o que tem a fazer. O futebol é isto, a ausência de um é a oportunidade de outros”, assumiu.

Além de Clayton, também os defesas Johanthan Panzo, lesionado, e João Muniz, emprestado pelo Sporting, não podem dar o contributo neste desafio.

O Rio Ave, 10.º classificado com 20 pontos, recebe o campeão Sporting, que lidera com 41, numa partida agendada para sábado, às 18:00, que terá arbitragem de Luís Godinho, da associação de Évora.