Pietuszewski torna-se no estrangeiro mais jovem de sempre titular pelo FC Porto

Pietuszewski em ação pelo FC Porto
Pietuszewski em ação pelo FC PortoREUTERS/Rita Franca

Oskar Pietuszewski entrou este domingo para a história do FC Porto ao integrar o onze inicial da equipa portuense num jogo da Liga disputado no Funchal, frente ao Nacional, tornando-se o estrangeiro mais jovem de sempre a fazê-lo. Os dragões venceram por 1–0 graças a um golo de outro polaco, Jan Bednarek.

Recorde as incidências da partida

Embora Bednarek tenha sido considerado o melhor em campo pelo Flashscore, os comentários após o encontro na Madeira centraram-se noutro polaco, neste caso o jovem de 17 anos natural de Białystok.

Pietuszewski foi lançado no onze inicial da equipa orientada por Francesco Farioli com apenas 17 anos e oito meses, tornando-se no estrangeiro mais jovem de sempre a ser titular pelo FC Porto.

Segundo dados do PlaymakerStats, Pietuszewski superou os registos de Anderson (17 anos e 11 meses) e Iturbe (18 anos e 4 meses).

No jogo de estreia como titular, saiu aos 59 minutos, sendo substituído pelo espanhol Borja Sainz.

Polacos na história do FC Porto

Outro polaco que marcou a história do FC Porto foi Józef Młynarczyk, que representou o clube entre 1986 e 1989. Foi o primeiro guarda-redes estrangeiro a conquistar com os dragões, em 1987, a Taça dos Campeões Europeus, equivalente ao atual título da Liga dos Campeões.

Outros polacos que defenderam as cores do FC Porto foram o avançado Grzegorz Mielcarski e o guarda-redes Andrzej Woźniak, entre 1995-1999 e 1996-1998, respetivamente.

O clube contou ainda, entre 2007 e 2008, com o médio Przemysław Kaźmierczak e com o guarda-redes Paweł Kieszek, de 2010 a 2011.

Leia a crónica da partida