Começando pelo lado do Sporting. Frederico Varandas tomou a decisão após o nulo em Barcelos, frente ao Gil Vicente, e vai demitir João Pereira do cargo de treinador principal, não estando ainda claro qual o futuro do antigo técnico da equipa B, que, recorde-se, é agora orientada por Pedro Coelho.
A imprensa nacional é unânime nesse sentido e também no nome do substituto de João Pereira, que vai abandonar o cargo depois de apenas oito partidas e três vitórias - só uma foi para a Liga Portugal. Rui Borges é o homem que se segue.

Reunião com pouco fumo branco
O ainda treinador do Vitória SC encontrou-se esta manhã, em Lisboa, com o presidente do Sporting e Hugo Viana, diretor desportivo do emblema leonino, pelo que as negociações estarão definitivamente em curso, apesar de terem sido negadas pelo próprio Rui Borges após o empate (2-2) com o Nacional da Madeira e também por António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, em declarações à TSF.
Segundo a imprensa nacional, a reunião confirmou os sinais positivos prévios à mesma e a decisão mantém-se: Rui Borges é para treinar em Alcochete, a 26 de dezembro. No entanto, falta ainda chegar a acordo com o Vitória SC, que depois de ver sair Álvaro Pacheco na temporada anterior para o Brasil, após negociações públicas com o Cuiabá, prepara-se para perder outro treinador com a época em andamento.
No meio de todo este cenário, há informações contraditórias quanto à cláusula de rescisão, inicialmente apontada para os quatro milhões de euros, sendo que o Vitória SC receberá apenas metade desse valor, uma vez que foi esse o acordo que assinou com o Moreirense, que recebe o restante. No entanto, a equipa de Guimarães exige um pagamento acima da cláusula, pela falta de pré-aviso de 30 dias, num cenário idêntico ao da saída de Ruben Amorim para o Manchester United.
Além de todos esses valores ainda a negociar, a direção leonina tem de adicionar as cláusulas da restante equipa técnica que Rui Borges quer levar para Alvalade - cerca de um milhão de euros.

Um 2024 fulgurante de Rui Borges
O atual treinador do Vitória SC vem de uma época de afirmação em Moreira de Cónegos, levando o Moreirense ao sexto lugar da Liga Portugal, e deu o salto para Guimarães, onde provou os sinais de crescimento que já pareciam evidentes no clube vizinho.
Apesar de não esta a fazer um percurso brilhante na Liga Portugal - sexto lugar, a quatro pontos do Santa Clara -, a campanha do Vitória SC na Liga Conferência, com o clube a chegar pela primeira vez à fase de liga e a terminar em 2.º lugar, sem qualquer derrota, impressionou a crítica e terá também impressionado a direção do Sporting.
Perante a perda do primeiro lugar para o Benfica, Frederico Varandas não quis esperar pelo dérbi da Segunda Circular, marcado para 29 de dezembro, e vai mexer já. De resto, nem a quadra natalícia impediu movimentações no sentido de contar com Rui Borges já no regresso aos treinos, que está marcado para o dia 26.
Apesar de todos estes pontos ainda por definir, há algumas certezas antes do dia de Natal: João Pereira não vai continuar como treinador do Sporting e os leões querem Rui Borges em Alcochete a 26 de dezembro. Resta saber, nas próximas horas, se Frederico Varandas vai ter a prenda que tanto deseja e quanto vai ter de pagar por ela.