Power Ranking da Liga Portugal: Guerreiros do Minho afastam as nuvens da crise

SC Braga atravessa um grande momento
SC Braga atravessa um grande momentoSC Braga

O Flashscore traz-lhe um Power Ranking do campeonato, que será atualizado ao fim de cada ronda, com as 10 melhores equipas do momento. A 19.ª jornada viu os três da frente vencerem, com maior ou menor dificuldade, os respetivos jogos, enquanto o SC Braga goleou o Alverca e assumiu o quarto lugar da tabela.

1.º - FC Porto 

Lugar na última jornada: 1.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Gil Vicente (3-0)

Está a ser um campeonato histórico para o FC Porto. Pela primeira vez na já longa história do emblema azul e branco, os dragões somaram 18 vitórias nas primeiras 19 jornadas da Liga Portugal.

Um testamento ao enorme trabalho feito por Francesco Farioli que voltou a ser colocado à prova na segunda-feira diante do Gil Vicente. E se a exibição frente a uma das sensações da Liga Portugal não foi exuberante, teve o pragmatismo necessário para uma vitória robusta.

Neste momento a grande questão parece mesmo ser se o FC Porto vai conseguir conquistar o campeonato invicto.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaFlashscore

2.º - Sporting

Lugar na última jornada: 2.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Arouca (1-2)

Depois do empate em Barcelos, o Sporting voltou a mostrar algumas dificuldades nas saídas de Alvalade. Em Arouca, o triunfo foi conseguido in extremis, com um golo já nos instantes finais.

O maior motivo de preocupação para Rui Borges será mesmo o facto de os leões terem deixado escapar mais uma vantagem. Desta vez houve Luis Suárez a decidir e a manter a turma verde e branca em alta, depois da vitória frente ao PSG na Liga dos Campeões.

Os leões continuam assim na perseguição imediata ao FC Porto, enquanto conservam uma vantagem de três pontos para o Benfica.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

3.º - Benfica

Lugar na última jornada: 3.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Estrela da Amadora (4-0)

É inegável que o Benfica está em crescimento no campeonato. Os comandados de José Mourinho somaram a terceira vitória consecutiva e não desarmam na perseguição ao segundo lugar e à possibilidade de manter a porta aberta da Liga dos Campeões.

Depois do triunfo contundente diante do Rio Ave, com uma das melhores primeiras partes da temporada, os encarnados deram seguimento com uma vitória robusta na receção ao Estrela da Amadora que teve um bónus: a estreia dos campeões mundiais sub-17 que desenharam o quarto golo marcado por Anísio Cabral e assistido por Daniel Banjaqui.

Com a visita ao Tondela em mira, Mourinho tem uma oportunidade interessante para somar uma sequência de quatro vitórias seguidas e ganhar balanço para o que falta da temporada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

4.º - SC Braga

Lugar na última jornada: 8.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Alverca (5-0)

Numa temporada de altos e baixos, e depois de passar pelo pior momento – derrota com o Vitória SC na final da Taça da Liga e eliminação da Taça de Portugal frente ao Fafe – o SC Braga repôs a ordem natural das coisas.

Uma goleada ao Alverca, construída ainda no primeiro tempo, lançou os guerreiros do Minho para o quarto lugar, ultrapassando a surpresa Gil Vicente. Foi o segundo triunfo consecutivo e este mais convincente do que aquele em Tondela.

Uma almofada para Carlos Vicens olhar de forma mais tranquila para o que resta da temporada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

5.º - Estoril

Lugar na última jornada: 5.º

Resultado na última jornada: Triunfo contra o Vitória SC (4-2)

Começa a ser um padrão nas equipas de Ian Cathro. Depois de arranques em falso, segundas voltas a grande nível. Foi assim na época passada e a tendência confirma-se esta temporada.

À demolição do Estrela da Amadora, seguiu-se um triunfo contundente diante do Vitória SC com o bónus da ultrapassagem aos homens de Guimarães. Uma coisa é garantida neste momento: Ver o Estoril é sinónimo de bom futebol.

Estatísticas no final da partida
Estatísticas no final da partidaOpta by Stats Perform

6.º - Famalicão

Lugar na última jornada: 7.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Tondela (3-0)

Outra equipa que parece ter reencontrado o caminho depois de alguns obstáculos. O Famalicão voltou a mostrar a consistência que deixou a equipa na metade superior da tabela durante grande parte da primeira volta.

Os homens de Hugo Oliveira chegaram à segunda vitória consecutiva e novamente sem sofrer golos. Não é por acaso que são a quarta defesa menos batida do campeonato, só atrás dos três denominados grandes.

7.º - Moreirense

Lugar na última jornada: nova entrada

Resultado na última jornada: Vitória contra o Santa Clara (1-0)

Entre altos e baixos, o Moreirense vai-se segurando na metade superior da tabela, bem longe da zona de descida. E muito mérito para Vasco Botelho da Costa.

Na receção ao Santa Clara, uma das equipas mais complicadas de defrontar da Liga Portugal, os homens de Moreira de Cónegos mostraram que o desaire diante do Alverca foi apenas um percalço e não uma tendência. São agora três as vitórias alcançadas nas últimas cinco jornadas

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perfom

8.º - Gil Vicente

Lugar na última jornada: 4.º

Resultado na última jornada: Derrota com o FC Porto (3-0)

Perder o quarto lugar apenas na 19.ª jornada é sinal de mérito para o Gil Vicente, mas também destaca a tendência das últimas jornadas, onde somou apenas uma vitória em cinco jogos (é certo que aqui se tem que contabilizar o empate com o Sporting).

Visitar o FC Porto é talvez o jogo mais difícil desta edição da Liga Portugal e os homens de César Peixoto deram uma resposta interessante, mas acabaram por se autossabotar com um penálti escusado sobre Samu e a expulsão de Martin Fernández um minuto após entrar. Segue-se a receção ao Famalicão, que pode marcar o regresso das boas sensações a Barcelos.

9.º - Nacional

Lugar na última jornada: nova entrada

Resultado na última jornada: Vitória contra o Rio Ave (4-0)

O trabalho de Tiago Margarido continua a merecer bastante reconhecimento. O Nacional não é um projeto fácil, mas desde a subida à Liga Portugal pareceu sempre seguro e raramente com a corda na garganta.

A goleada a um clube estabelecido no primeiro escalão como o Rio Ave atesta a época interessante do Nacional, que goza já de uma vantagem de oito pontos para os lugares de descida direta e que parece em rota para uma manutenção tranquila.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

10.º - Arouca

Lugar na última jornada: 10.º

Resultado na última jornada: Derrota com o Sporting (1-2)

Uma das grandes críticas apontadas ao Arouca de Vasco Seabra era os resultados avolumados encaixados contra os denominados três grandes. Contudo, a receção do Sporting demonstrou uma mudança por parte do técnico arouquense.

A derrota pela margem mínima, no último lance do jogo atesta bem as dificuldades que o Arouca colocou ao Sporting. E mais mérito merece pelo facto de ter ido para o intervalo a perder e mesmo assim lutar para a alcançar o empate. Não dá pontos, mas gera confiança para uma sempre complicada fuga à despromoção.

Leia aqui os outros Power Rankings