Power Ranking da Liga Portugal: Sporting já dizia adeus ao título, mas de repente...

Suárez voltou a ser o herói do Sporting
Suárez voltou a ser o herói do SportingREUTERS/Pedro Nunes

O Flashscore traz-lhe um Power Ranking do campeonato, que será atualizado ao fim de cada ronda, com as 10 melhores equipas do momento. A 20.ª jornada ficou marcada pelo deslize do Benfica em Tondela, mas acima de tudo pela primeira derrota do FC Porto, depois da vitória do Sporting em Alvalade que animou a corrida pelo título uma semana antes do Clássico.

1.º - FC Porto

Lugar na última jornada: 1.º

Resultado na última jornada: Derrota contra o Casa Pia (2-1)

A invencibilidade perdida quando menos se esperava. O FC Porto, líder do campeonato, ainda não tinha qualquer derrota na competição e deslocou-se a Rio Maior, casa emprestado do Casa Pia, que, por outro lado, ainda não tinha vencido qualquer partida na condição de visitado.

As condições do relvado foram uma das justificações apresentadas pelos portistas para um desaire inesperado, que deixou o Sporting a quatro pontos antes do Clássico no Estádio do Dragão, mas faltou algo mais aos azuis e brancos.

Apesar das estatísticas dominadoras, a falta de ocasiões claras de perigo e a pouca criatividade ofensiva da equipa de Farioli, que deixou Rodrigo Mora no banco, foram pecados capitais, mas que, atendendo a toda a trajetória até aqui, podem acabar por ser apenas um acidente de percurso.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by StatsPerform

2.º - Sporting

Lugar na última jornada: 2.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Nacional (2-1)

Quando o Sporting chegou aos 90 minutos empatado a uma bola com o Nacional, os adeptos leoninos já faziam contas à vida. Antes do Clássico, o Sporting podia deslocar-se ao Dragão a nove pontos do FC Porto.

O cenário deixava a equipa de Rui Borges ainda mais distante da revalidação do título, mas Luís Suárez voltou a ser o herói de Alvalade e, com um toque de classe, na última assistência de Alisson antes de ser emprestado ao Nápoles, fez um golo que pode ser visto como determinante no final da época.

Horas mais tarde, o Sporting viu o Benfica, rival pelo 2.º lugar, perder dois pontos em Tondela e na segunda-feira surgiu a melhor notícia para os leões: em caso de vitória no Dragão, a liderança fica apenas a um ponto de distância. Uma vez mais, os descontos voltaram a ser preciosos para os bicampeões nacionais.

3.º - Benfica

Lugar na última jornada: 3.º

Resultado na última jornada: Empate contra o Tondela (0-0)

Da noite europeia de loucos no Estádio da Luz à queda na chuva de Tondela. O mundo do futebol é uma caixa de surpresas e o Benfica passou da vitória épica sobre o Real Madrid a perder dois pontos diante de uma equipa em zona de descida à Liga 2.

A equipa de Cristiano Bacci ainda deu alguma réplica no primeiro tempo, mas foi forçada a recorrer ao guarda-redes Bernardo Fontes para suster um vendaval ofensivo do conjunto de José Mourinho.

Bernardo Fontes fez uma dezena de defesas e deixou o Special One a lamentar a falta de eficácia dos seus avançados. O cenário podia ter sido ainda pior para os encarnados, não fosse a derrota do FC Porto em Rio Maior.

Os principais números de Bernardo
Os principais números de BernardoOpta by Stats Perform, Liga Portugal

4.º - Gil Vicente

Lugar na última jornada: 8.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Famalicão (5-0)

O Gil Vicente perdeu o quarto lugar na última jornada e terá missão complicada para o recuperar, mas a equipa de César Peixoto mostrou que mesmo depois das vendas no mercado de inverno não vai desistir assim tão facilmente.

Em Barcelos, o conjunto gilista goleou o Famalicão, também candidato a esse quarto lugar, e deu uma resposta clara numa fase delicada da época, deixando os famalicenses a cinco pontos de distância com um triunfo de mão cheia.

A expulsão de Mathias de Amorim, na primeira parte, abriu espaço para o triunfo da equipa de Barcelos, mas o destaque vai para o bis de Gustavo Varela, que pode ganhar confiança e assumir o lugar de titular depois da venda de Pablo ao West Ham.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

5.º - SC Braga

Lugar na última jornada: 4.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o AFS (0-4)

O SC Braga teve um jogo tranquilo para a Liga Europa e transportou essa tranquilidade para o campeonato, desta vez com golos para dar e vender.

Ricardo Horta continua a fazer história nos Gverreiros do Minho e apontou o golo 150.º ao serviço do SC Braga, oferecendo ainda um golaço a Zalazar, numa dupla que vai fazendo estragos na Liga Portugal e à qual começa a juntar-se Pau Víctor, que marcou em dose dupla e ainda assistiu com classe.

Sem provas europeias nas próximas semanas, a equipa de Carlos Vicens deve aproveitar as jornadas que se seguem para consolidar o quarto lugar, sendo certo que dificilmente conseguirá fazer melhor na Liga Portugal. Na Vila das Aves, o triunfo foi incontestável e podia ter sido ainda mais volumoso.

6.º - Estoril

Lugar na última jornada: 5.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Santa Clara (2-4)

O entretenimento proporcionado pela equipa de Ian Cathro continuou com um triunfo nos Açores que deixou a equipa canarinha mais perto da luta europeia, ainda que a recuperação do SC Braga dificilmente permita sonhar com o quarto lugar.

Nos Açores, os canarinhos chegaram ao 41.º golo no campeonato, os mesmos marcados pelo líder FC Porto, e voltou a contar com a dupla Guitane-Begraoui. O avançado marroquino já leva 15 golos na Liga e tem sido um dos responsáveis pela boa forma da equipa da Amoreira.

Nas últimas três partidas, foram 13 golos apontados pelo Estoril, que defronta Tondela e AFS nas próximas jornadas.

Os últimos resultados do Estoril Praia
Os últimos resultados do Estoril PraiaFlashscore

7.º - Vitória SC

Lugar na última jornada: Nova entrada

Resultado na última jornada: Vitória contra o Moreirense (1-0)

O D. Afonso Henriques ficou às escuras por uns instantes, mas o Vitória SC continua iluminado em 2026 e mantém-se na luta pelo 5.º lugar proposto por António Miguel Cardoso.

A equipa de Luís Pinto venceu o dérbi com o Moreirense graças a um golo de penálti de Samu e voltou aos triunfos, após duas derrotas consecutivas.

As próximas duas jornadas, frente a Arouca e Estrela da Amadora, serão determinantes para o desfecho da temporada, mas também para o embalo antes do dérbi do Minho, na Pedreira, frente ao SC Braga, marcado para 21 de fevereiro.

8.º - Arouca

Lugar na última jornada: 10.º

Resultado na última jornada: Vitória contra o Rio Ave (0-3)

Um golo do Sporting nos descontos evitou a melhor sequência de resultados do Arouca em toda a temporada, mas a equipa de Vasco Seabra está claramente em trajetória ascendente e vai aproveitando os duelos diretos para fugir à concorrência e à sempre complicada luta pela manutenção.

Depois de bater o AFS fora de portas, voltou a ser feliz na condição de visitante e aproveitou a fase delicada do Rio Ave para alcançar um triunfo tranquilo, novamente com a baliza a zeros.

Os reforços trouxeram melhorias defensivas à equipa arouquense e a contratação de Arrubarrena pode ser decisiva nas contas da permanência.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

9.º - Alverca

Lugar na última jornada: nova entrada

Resultado na última jornada: Empate contra o Estrela da Amadora (1-1)

"Vale mais somar do que sumir". O Alverca vinha de uma derrota pesada em Braga e estava obrigado a dar uma resposta num duelo direto contra o Estrela da Amadora na luta pela manutenção, até porque as outras equipas nessa luta iam ter partidas exigentes esta jornada.

O conjunto de Custódio Castro quase perdeu três pontos que podiam ser fatais para o que resta da época, até porque permitiam a aproximação do Estrela, mas Fabrício evitou a derrota perto do fim.

Com este empate, o Alverca mantém-se com mais quatro pontos do que o conjunto da Reboleira e evitou uma aproximação perigosa aos lugares de descida.

Alverca nos 10 primeiros da Liga
Alverca nos 10 primeiros da LigaFlashscore

10.º - Casa Pia

Lugar na última jornada: nova entrada

Resultado na última jornada: Vitória contra o FC Porto (2-1)

Álvaro Pacheco respirou fundo assim que Pedro Ramalho apitou para o final da partida. O mister da boina conduziu o Casa Pia à primeira vitória caseira no campeonato e já pode congratular-se por ter sido o primeiro treinador a bater Farioli na Liga Portugal, mas a missão não pode ficar por aqui.

Os gansos conseguiram um triunfo de sofrimento e recuperaram os pontos perdidos na última jornada, depois de deixarem fugir uma vantagem de três golos e permitirem o empate (3-3) diante do AFS. 

Patrick Sequeira e Larrazabal foram heróis diante do líder do campeonato e ajudaram a tirar o Casa Pia da zona de play-off de descida, numa jornada em que o conjunto de Pina Manique ganhou pontos a seis concorrentes na luta pela manutenção.

Casa Pia deixou os lugares de descida
Casa Pia deixou os lugares de descidaFlashscore