1.º - Sporting
Lugar na semana passada: 1.º
Resultado: Vitória contra Arouca (6-0)
A pré-época deixou algumas dúvidas, a derrota na Supertaça adensou-as, mas Rui Borges parece ter consolidado o bicampeão Sporting, com um arranque de Liga Portugal demolidor. É impossível dissociar da goleada ao Arouca os 60 minutos a jogar em vantagem numérica, mas também não é menos verdade que os leões já estavam em vantagem nessa altura.
Ricardo Mangas e Luis Suárez conseguiram um bis cada, Vagiannidis assistiu cinco minutos após ter sido lançado e Trincão mostrar estar numa superforma. Melhor ataque (8 golos), nenhum tento sofrido após duas rondas e muitos sorrisos no reino do leão.

2.º - FC Porto
Lugar na semana passada: 2.º
Resultado: Vitória contra Gil Vicente (0-2)
Depois de dois anos consecutivos a escorregar em Barcelos, sendo que na época passada foi a última partida de Vítor Bruno, o FC Porto conseguiu espantar todos os fantasmas nesta segunda ronda.
Uma vitória segura por 2-0, com Pepê a completar o arco de redenção, Froholdt a marcar e até minutos para Rodrigo Mora. O único ponto negativo foi mesmo a lesão de Samu Omorodion, porque o saldo é positivo: 5 golos marcados e ainda nenhum sofrido, com seis pontos amealhados.

3.º - Famalicão
Lugar na semana passada: 3.º
Resultado: Vitória contra Tondela (0-1)
Na estabilidade está o ganho do Famalicão. Sem reforços no onze, Hugo Oliveira vai consolidando processos e o triunfo diante do Tondela, pese embora pela margem mínima, garante os seis pontos à 2.ª jornada.
Uma defesa coesa (é uma das quatro equipas sem golos sofridos nestas duas rondas) e a estreia a marcar de Elisor deixam sinais muito positivos para Hugo Oliveira e um Famalicão a piscar o olho à Europa.

4.º - SC Braga
Lugar na semana passada: 4.º
Resultado: Vitória contra Alverca (0-3)
Entre eliminatórias europeias, o SC Braga de Carlos Vicens conseguiu um feito que não se via na Cidade dos Arcebispos desde 2013: vencer as duas primeiras rondas da Liga Portugal.
O duelo com o Alverca fez-se por números expressivos, nunca esteve em causa, mas os arsenalistas mostraram algumas debilidades defensivas e prova disso é o facto de o adversário ribatejano acabar o jogo mais golos esperados (xG). Algo a rever para o novo técnico.

5.º - Moreirense
Lugar na semana passada: 7.º
Resultado: Vitória contra Santa Clara (0-1)
Depois de ter subido de forma surpreendente o Alverca, Vasco Botelho da Costa está a ter uma entrada na Liga Portugal em grande. Passou nos Açores, num dos terrenos mais complicados e, pelo segundo ano consecutivo os cónegos entram com duas vitórias na Liga Portugal.
Pese embora os dois remates enquadrados (e um golo), a vitória com o Santa Clara mostrou uma equipa disciplinada e capaz de ferir um adversário europeu. Um bom indicador.
6.º - Benfica
Lugar na semana passada: Nova de entrada
Resultado: Vitória contra Estrela da Amadora (0-1)
A estreia do Benfica na Liga Portugal foi adiada para a segunda jornada e não correspondeu às expectativas dos adeptos. Apesar do arranque de época histórico – quatro vitórias sem sofrer golos entre provas europeias e domésticas – os de Bruno Lage não apresentaram uma exibição condizente.
Dificuldades em criar perigo, algumas falhas na ligação e ataques perigosos do Estrela da Amadora fizeram soar o alarme, sobretudo num campeonato onde se espera que os encarnados defrontem equipas em bloco baixo e mais coesas.

7.º - Casa Pia
Lugar na semana passada: Nova entrada
Resultado: Vitória contra AFS (0-2)
A entrada dos gansos no campeonato foi complicada, diante do bicampeão Sporting, com uma derrota que não foi mais dilatada pela boa exibição de Patrick Sequeira. Contudo, na segunda ronda, os homens de João Pereira apresentaram uma cara nova.
Na visita ao AFS dominaram o jogo, conseguiram encontrar soluções para perigar a baliza de Simão Bertelli e viram a defesa firmar-se, ao conseguir não sofrer golos. Um Casa Pia mais à imagem de uma das surpresas na época passada.
8.º - Vitória SC
Lugar na semana passada: Nova entrada
Resultado: Vitória contra Estoril (3-2)
Uma verdadeira montanha-russa a estreia de Luís Pinto no Estádio D. Afonso Henriques. Depois de desiludir no Dragão, o Vitória SC arrancou com o pé esquerdo na partida da segunda jornada, mas depois conseguiu uma reviravolta muito assente na determinação dos jogadores e das bancadas.
O 3-2 foi um dos melhores jogos das jornadas, entre duas equipas capazes de colocar um bom futebol, mas com um Vitória a dar já uma mostra de personalidade que não se viu na primeira ronda.

9.º - Rio Ave
Lugar na semana passada: Nova entrada
Resultado: Empate contra Nacional (1-1)
Última das 18 equipas a entrar em campo na Liga Portugal, o Rio Ave teve uma primeira amostra agridoce. O primeiro tempo do duelo contra o Nacional mostrou uma equipa interessante, ofensiva, mas a segunda parte mostrou debilidades defensivas pertante um conjunto madeirense reduzido a 10.
Ainda assim, há uma base de trabalho interessante para Sotirios Silaidopoulos trabalhar e isso vai ser já colocado à prova na viagem a Arouca, na próxima semana.
10.º - Gil Vicente
Lugar na semana passada: 5.º
Resultado: Derrota com o FC Porto (0-2)
A única equipa deste ranking com uma derrota na jornada que agora findou. Depois de passar na Madeira, o Gil Vicente tinha um teste de fogo em casa, contra o FC Porto de Farioli, e deu uma resposta positiva.
Pese embora a derrota, os homens de Barcelos não viraram a cara à luta, tentaram ameaçar a baliza de Diogo Costa e terminaram mesmo a partida com nove remates feitos dentro da grande área dos azuis e brancos. Uma melhoria que vai ser colocada à prova em Famalicão, na próxima jornada.