Prémios Stromp: Os 41 vencedores da edição de 2025

A fotografia de grupo com os 41 galardoados com os Prémios Stromp
A fotografia de grupo com os 41 galardoados com os Prémios StrompSporting CP

Foram entregues esta segunda-feira os Prémios Stromp relativos a 2025, registando-se uma noite de gala no Sheraton Lisboa Hotel, em que foram premiadas as principais figuras do Sporting ao longo do ano.

Num evento apresentado por Pedro Granger, estiveram presentes os membros do Grupo Stromp, os 41 premiados e, ainda, vários membros dos órgãos sociais - entre eles, Frederico Varandas, que recebeu o galardão de Dirigente do Ano e anunciou, no discurso realizado, a recandidatura à presidência do clube.

Carlos Barbosa da Cruz, presidente do Grupo Stromp que abriu a cerimónia, falou à Sporting TV sobre uma noite sempre marcante no universo do emblema de Alvalade.

"É com muito orgulho que a Direção do Grupo Stromp, juntamente com a comissão organizadora, promove esta 63.ª Gala dos Prémios Stromp. São um momento alto de vivência sportinguista e destinam-se a galardoar os sportinguistas que, por mérito, se elevaram e conseguiram conquistas que dignificam o nosso clube. É, também, uma revisitação do espírito de Francisco Stromp, o primeiro capitão do Sporting, um exemplo e uma inspiração. Punha os seus interesses pessoais sempre abaixo dos interesses do Sporting e tornou-se uma figura mítica, ímpar, do universo sportinguista. A entrega destes Prémios Stromp é sempre o resultado de um escrutínio muito rigoroso e honra tanto os que os entregam como os que o recebem", começou por dizer.

O antigo dirigente do Sporting explicou que "os membros do Grupo Stromp votam a escolha dos Prémios e, com a quantidade de títulos que o Sporting arrecadou em 2025, ficou muito difícil premiar um e não outro".

"Os candidatos eram muitos e merecidos. Como, infelizmente, o número de Prémios é limitado, fica para o ano. Espero que o ano de 2025 se replique em 2026. Temos todos os indícios de que será assim", acrescentou.

"Os Prémios Stromp tornaram-se um tributo ao mérito dos sportinguistas ilustres nas diversas atividades e modalidades como atletas, dirigentes, simpatizantes. De alguma maneira, trabalham em prol, engrandeceram e prestigiaram o Sporting. Não é Prémio Stromp quem quer ou pede, mas sim quem o merece", concluiu.

Na hora de receber o galardão de Técnico do Ano (também entregue a João Coelho, treinador dos leões do voleibol), Rui Borges dividiu o mérito com o plantel e todos os que trabalham diariamente na Academia Cristiano Ronaldo.

"É, para mim, uma honra fazer parte da história dos Prémios Stromp no meio de gente tão ilustre. O Grupo Stromp tem perpetuado os valores do Sporting e assim continuará. Este prémio não é meu, mas sim da equipa. Quem faz de mim melhor treinador todos os dias são os jogadores, que nos fazem crescer, pensar coisas diferentes e evoluir. Se estou aqui a receber este prémio é por culpa deles, assim como de toda a estrutura Sporting. Todos eles têm um bocadinho das vitórias e são importantes, desde as pessoas que limpam os balneários às pessoas da cozinha e a todos os departamentos. É de todos eles e de vocês também. Só assim, unidos e todos juntos é que ganhamos e continuaremos a vencer", disse o treinador do Sporting.

Morten Hjulmand, o seu capitão, também agradeceu em bom português: "Muito obrigado pelo prémio. É um orgulho enorme representar o Sporting como jogador e capitão. Deixo uma mensagem da equipa: somos Bicampeões, mas ainda temos fome e queremos ganhar mais títulos pelo Sporting".

Os Prémios Stromp, frequentemente apelidados de "os Óscares do Sporting CP", destacam desde 1963 os atletas, treinadores, dirigentes, funcionários e sócios cujas ações reflectem o mérito, a excelência e o espírito leonino que atravessa gerações. Alguns prémios resultam da escolha criteriosa dos membros do Grupo Stromp; outros chegam por inerência, como reconhecimento automático aos atletas que conquistaram medalhas em grandes palcos internacionais, como Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e Jogos Olímpicos.

Os 41 premiados com os Prémios Stromp 2025

Prémios por Escolha

Atleta do Ano: Gonzalo ‘Nolito’ Romero (Hóquei em Patins)

Atleta do Ano: Patrícia Silva (Atletismo)

Equipas do Ano: Equipa masculina de futebol, Equipa masculina de andebol, Equipa masculina de ténis de mesa, Equipa feminina de atletismo e Equipa masculina de atletismo

Revelação do Ano - Futebol: João Simões

Revelação do Ano - Modalidades: Matilde Pinto (Ténis Mesa)

Futebolista do Ano: Morten Hjulmand

Técnicos do Ano: Rui Borges (Futebol) e João Coelho (Voleibol)

Coordenador do Ano: Paulo Gomes (Academia Cristiano Ronaldo)

Dirigente do Ano: Frederico Varandas (Presidente do Sporting e da Sporting SAD)

Academia: Eduardo Felicíssimo (Futebol)

Sócio do Ano: António Magalhães (Presidente do Solar do Norte)

Saudade: Viana Rodrigues, Aurélio Pereira e Júlio Rendeiro (Grupo Stromp)

Especial Carreira: Ângelo Girão (Hóquei em Patins)

Especial Funcionário: Vítor Costa (Departamento Futebol)

Especial Núcleos: Núcleo do Sporting CP de Minde

Prémios por Inerência

Europeu: Guilherme Henriques e Lara Fernandes (Ginástica Acrobática)

Europeu: Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes (Ginástica Acrobática)

Europeu: Filipe Marques (Paratriatlo)

Europeu: João Costa (Tiro)

Europeu: Rafael Bessa e Xano Edo (Hóquei em Patins)

Europeu: Vicente Pereira (Natação Adaptada)

Europeu: André Almeida (Natação Adaptada)

Europeu: Diogo Matos (Natação Adaptada)

Mundial: Diogo Abreu e Pedro Ferreira (Ginástica Trampolim Individual)

Mundial: João Soldado (Ténis de Mesa Adaptado)

Mundial: Carina Paim (Atletismo Paralímpico)

Mundial: Igor Oliveira (Atletismo Paralímpico)

Mundial: Tiago Santos (Kickboxing)

Mundial: Equipa masculina de Hóquei em Patins