Recordes, subida e 100 jogos: João Pereira afirma-se como uma das revelações da Liga

João Pereira, treinador do Casa Pia
João Pereira, treinador do Casa PiaCARLOS BARROSO/LUSA, Flashscore

Aos 33 anos, João Pereira atingiu recentemente a marca redonda de 100 jogos como treinador principal e já construiu um percurso recheado de feitos inéditos. Com vários marcos na carreira, o jovem treinador conimbricense tem deixado marca por onde passa. Campeão da Liga 3, recordista no Casa Pia e o treinador mais jovem da Liga, João Pereira prova que o sucesso não é obra do acaso - é fruto de método, resiliência e visão.

Acompanhe o Casa Pia no Flashscore

Antes ainda da vitória frente ao SC Braga (2-1) reforçar uma época absolutamente histórica do Casa Pia no principal escalão do futebol nacional, o jovem treinador João Pereira surgia em público para enumerar, um a um, todos os jogadores dos gansos e todos os profissionais que com ele têm trabalhado ao longo desta temporada de estreia na Liga.

Curioso, metódico e profundamente atento ao detalhe, João Pereira cumpre apenas a sua terceira época como treinador principal, mas já é um nome reconhecido no panorama nacional pelos resultados meritórios que tem alcançado nos clubes por onde passou.

Na surpreendente vitória frente à equipa orientada por Carlos Carvalhal - praticamente arredando os bracarenses da luta por um lugar no pódio -, o jovem técnico atingiu uma marca redonda na carreira: 100 jogos como treinador principal. O registo reparte-se entre 30 partidas ao serviço do Amora, 34 no Alverca e 36 no Casa Pia, somando no total 50 vitórias: 17 no Amora, 19 no Alverca e 14 no Casa Pia. O seu percurso conta ainda com 160 golos marcados e 112 sofridos.

Casa Pia ocupa a 7.ª posição da tabela classificativa da Liga
Casa Pia ocupa a 7.ª posição da tabela classificativa da LigaFlashscore

Subida a pulso

João Pereira teve de crescer rapidamente na adolescência para se tornar um pilar de apoio à sua família - uma experiência que, como confessou em entrevista ao Flashscore, influenciou profundamente o seu estilo de liderança: "A minha liderança é muito fruto do que foram as vivências de criança e adolescência, que acabaram por acelerar a minha vida pessoal."

Natural de Coimbra, o jovem técnico passou pelas camadas jovens do FC Porto, Académica e SC Braga, antes de abraçar uma experiência internacional como adjunto da seleção principal de Moçambique. Em 2022/23, com apenas 30 anos, teve a sua primeira oportunidade como treinador principal em Portugal, ao assumir o comando técnico do Amora.

Nessa época, conduziu o emblema da margem sul do Tejo à fase de subida da Liga 3, sendo a equipa com mais pontos na fase regular - um feito que lhe valeu a mudança para o Alverca, onde o objetivo passava por devolver o histórico clube ribatejano aos campeonatos profissionais.

João Pereira não desiludiu as expectativas dos adeptos ribatejanos e conduziu o Alverca de volta ao futebol profissional, 19 anos depois da última presença. Fê-lo com autoridade: foi campeão da Liga 3, estabelecendo recordes de pontos e golos, e tornou-se no treinador mais jovem de sempre a conquistar um título nacional em Portugal.

"Somos muito metódicos e rigorosos. Isso vem da escola FC Porto onde estive inserido, em que não há outra forma de trabalhar. Vamos ao detalhe do detalhe. Acredito que podes vencer sem ser metódico, mas para chegares a grandes patamares acho que não existe outra forma que não seja a de teres uma equipa técnica metódica", disse na referida entrevista ao nosso portal.

Livolant brilhou no último jogo do Casa Pia
Livolant brilhou no último jogo do Casa PiaCARLOS BARROSO/LUSA

Uma estreia de sonho e (muitos) recordes

Meditação, exercício físico e outros hobbies, para além do "simples" prazer de estar com a família, são algumas das práticas que ajudam João Pereira a manter-se sereno num mundo tão exigente e pressionante como o do futebol profissional.

Depois de fazer história em Alverca, o jovem técnico recebeu várias abordagens e acabou por se deixar seduzir pelo projeto do Casa Pia, abraçando a sua primeira experiência na Liga. A uma jornada do fim da temporada, o balanço é extremamente positivo e confirma que o sucesso na ainda curta carreira de João Pereira está longe de ser fruto do acaso.

Vamos aos factos. Com o técnico conimbricense ao leme, o Casa Pia fixou novos recordes na Liga: maior número de vitórias (12), maior número de vitórias em casa (8), novo máximo de pontos (45) e igualou o recorde de golos marcados (38). E ainda há margem para alcançar a melhor classificação de sempre dos gansos no principal escalão do futebol português.

Aos 33 anos, o treinador mais jovem da Liga já tem uma história notável para contar. E, ao que tudo indica, ainda há muitos capítulos vitoriosos por escrever.