Ricardo Esgaio, recorde-se, foi expulso no jogo da Taça de Portugal, em Alvalade, diante do Santa Clara, que o Sporting venceu por 2-1, após prolongamento.
O lateral-direito dos leões foi expulso sem sequer ter entrado em campo, depois de ter dirigido palavras ao árbitro, Hélder Malheiro, quando estava na zona de aquecimento.
Ricardo Esgaio cumpriu um jogo de suspensão na partida com o Gil Vicente, da 15.ª jornada, no domingo, mas viu o castigo agravado em mais duas partidas.
De acordo com o relatório de Hélder Malheiro, Ricardo Esgaio estava "visivelmente alterado e agressivo", o que originou mesmo a intervenção de um adjunto de João Pereira, a segurá-lo. Após já ter visto o cartão vermelho, o lateral dos leões terá ofendido a equipa de arbitragem em 3 momentos: "Primeiro ofendendo e injuriando o árbitro gritando "fraco do c...., és um filho da p...; Depois ao passar junto ao assistente continuou as ofensas agora para este gritando 'filhos da p..., são todos uns filhos da p...'; Finalmente e já quando o jogo tinha recomeçado ao passar junto ao 4º árbitro ofende este gritando "filhos da p..., fracos do c......".
Esta atitude valeu a Ricardo Esgaio uma suspensão de mais dois jogos, além de uma multa total de 1.683 €.
O Sporting foi igualmente multado, uma vez mais pela utilização de material pirotécnico, tarjas e injurias ao árbitro, num total de 5.406 euros.