Recorde aqui as incidências do encontro
Depois do nulo no dérbi do Minho da jornada passada, os bracarenses voltaram à tentativa de assalto ao pódio com apenas uma alteração no onze, o regresso de Victor Gómez para o lugar de João Ferreira. Por seu lado, os insulares, em recuperação na tabela, mexeram em quatro peças após empate caseiro com o Estoril, promovendo Fuki, Bruno Costa, Appiah e Matheus Dias.

Sem perder com os alvinegros há 12 jogos para o campeonato, os gverreiros entraram com tudo e foram travados pela trave logo aos quatro minutos, num remate de Gharbi, um sinal do que estava para vir. O miúdo Roger estava endiabrado e criou uma série de ocasiões não aproveitadas pelos companheiros, enquanto o Nacional ameaçou em contra-golpe, com Dudu a cair no espaço e a atirar cruzado para boa intervenção de Lucas Hornicek.
No entanto, as dificuldades acumulavam para a turma de Tiago Margarido, que não conseguia encontrar espaço para construir perante a avalanche ofensiva dos anfitriões. Lucas França ainda conseguiu responder à longa distância de Gharbi, mas, no minuto seguinte, Roger aproveitou uma jogada confusa na área, fugiu até à linha de fundo e serviu de bandeja Gorby, que só teve de encostar para marcar o seu primeiro golo na Liga esta época, aos 37 minutos.
Com uma montanha para escalar - o Nacional somava 11 derrotas e um empate nos últimos 12 jogos em que chegou ao intervalo a perder -, Tiago Margarido mexeu e deixou Bruno Costa e Fuki no balneário para lançar Paulinho Bóia e Tomich, mas a toada não se alterou.
Os bracarenses continuaram donos e senhores da partida, desperdiçando a mão-cheia de meias-oportunidades para dilatar a vantagem e permitiram o crescimento dos insulares, apesar de ou por causa das mexidas de Carlos Carvalhal. Roger continuava intratável e voltou a criar uma grande oportunidade nos descontos, mas atirou forte e torto. Já perto do apito final, Uros Racic podia ter marcado, mas hesitou e permitiu a intervenção do defesa.

O SC Braga subiu ao terceiro lugar à condição, com 47 pontos, mais um do que o FC Porto, e somou o terceiro jogo consecutivo sem sofre rgolos, enquanto o Nacional mantém-se no 13.º lugar, com 23 pontos, a quatro da zona de despromoção.
Homem do jogo Flashscore: Roger Fernandes (SC Braga).
