Mais

Rui Borges celebra título: "Este grupo merecia muito, acreditou sempre"

Atualizado
Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingPATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
Leia abaixo as declarações de Rui Borges, treinador do Sporting, após a vitória (2-0) sobre o Vitória SC que confirmou o bicampeonato e o primeiro título nacional da carreira do treinador.

Recorde as incidências da partida

Título: "É indescritível. Disse desde que cheguei aqui, quando perdi a Taça da Liga. É muita crença, tem sido esse o caminho da equipa técnica. É o culminar de um grande trabalho, grande grupo, grande staff. Foi toda a gente da estrutura. Foi um acreditar enorme, este grupo merecia muito, acreditou sempre, mesmo com muitas dificuldades. Puseram muita coisa em causa, mas o grupo manteve-se coeso. Eles mereciam muito".

Sonho: "Desde o primeiro momento, falei com o presidente e acreditei muito. Era o concretizar de um sonho. Chegámos aqui pelo trabalho, capacidade de resiliência, competência, a equipa técnica era desconhecida, não fui um grande jogador, não estudei, sou apenas o Rui Borges. Chegámos aqui com todo o mérito. É o culminar de um sonho, mas é levantar a cabeça porque há mais um troféu para disputar. Não podia estar mais feliz do que aquilo que estou".

Sabor do título: "Nem eu sei dizer a que é que sabe. A vida foi sempre dizendo que temos de viver e ser felizes no dia-a-dia. Não olhámos para nada, somos uns sortudos e temos a felicidade por fazer o que nós gostamos. Queria deixar um beijo a toda a minha família. O meu maior desejo é que eles se sentissem orgulhosos do filho e acho que sentem. O maior troféu que posso ter é o reconhecimento dos meus, das pessoas de Mirandela, que têm sido inacreditáveis". 

Época difícil: "É sempre difícil, as pedras fazem parte do caminho, temos de saber lutar. Deixo um abraço ao Ruben e ao João, que fazem parte desta vitória e deste campeonato. Estiveram aqui e fizeram por isso. Jamais olharia para a oportunidade a pensar que ia ter problemas e não ia conseguir. Olhei para ela com a maior felicidade do mundo. É difícil trabalhar quem nasceu para vencer e não falo em troféus, mas vencer na vida e isso venci e vou vencendo todos os dias.

Taça de Portugal: "Agora é desfrutar do título e pensar no jogo da Taça. Agora é desfrutar porque merecemos".

Leia a crónica do Flashscore

Conferência de imprensa: 

"É especial por tudo o que os rapazes foram capazes, ao longo do tempo, de fazer e acreditar. Temos um espírito de família muito grande e só acreditar desde o primeiro dia é que nos permitiu ser bicampeões. Só um grupo fantástico conseguiria ultrapassar tudo o que foi acontecendo ao longo do caminho. Isso é que os torna únicos, fortes e bicampeões.

É mais fácil ganhar com este grupo todo. O Viktor (Gyokeres) teve a equipa toda a trabalhar com ele e a ajudá-lo. Claramente vai ser dos melhores da história, não só do Sporting, como do campeonato português. Acredito que é o melhor avançado da Europa e fico a torcer para que consiga ganhar a Bota de Ouro. Merece, por tudo o que tem dado ao grupo e pelo que trabalha diariamente.

Não existiu uma fase mais dura. Sou muito positivo e acreditei desde o primeiro dia que seríamos capazes de sermos campeões. Trabalhámos muito para isso e fomos capazes de ultrapassar as dificuldades. Não ganhámos a Taça da Liga, algo melhor estava guardado para nós. Estes rapazes merecem todo o louvor e merecem ficar marcados na história do Sporting.

Como treinador de outra equipa, já via neles uma grande qualidade individual e coletiva. Foi apenas fazê-los acreditar que são muito bons, diferentes e especiais. A minha gratidão com eles vai ser eterna. O meu dia-a-dia e a maneira de lidar com as pessoas é exatamente a mesma, seja no Mirandela ou no Sporting”.