Mais

Rui Borges confirma ausência de Quaresma, Gyokeres em dúvida e a "questão interna" de Edwards

Atualizado
Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingJOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, da 18.ª jornada do campeonato, marcado para amanhã, às 18:00, em Vila do Conde.

Semana com mais dias de trabalho: "É uma semana com um dia ou dois a mais, mas não foge daquilo que tem sido a recuperação,  é claro que a equipa está claramente em fadiga, têm jogado quase sempre os mesmos jogadores, derivado às lesões que temos tido. Deu para treinar um ou outro pormenor, apesar de não ser em dois dias em que treinámos uma ou outra situação que achamos mais importante, porque de resto foi uma semana boa, para recuperar alguma da fadiga que temos tido para depois entrar num ciclo de muitos jogos novamente. Estamos com alguns contratempos o que exige algum cuidado."

Regressos e ausências: "O Daniel Bragança pode ir a jogo, claro que temos a outra parte, está apto, disponível para o jogo, mas temos de ter alguma leitura daquilo  que ele é capaz ou não e durante quanto tempo ele pode ajudar a equipa. Feliz por ele voltar, por poder ajudar a equipa. O Eduardo Quaresma está fora do jogo, o Viktor (Gyokeres) estará em dúvida até à hora do jogo".

Diferença entre Sporting e Vitória SC em termos de pressão: "A diferença é na competição, que o Vitória tem o mesmo desafio em termos de jogos, se calhar até têm mais jogos que o Sporting. Claro que é diferente, clube grande, habituado a lutar por títulos, existe uma maior pressão, mas como disse quando cheguei, é uma pressão para a qual nós lutamos por um dia poder alcançar. Feliz por poder alcançá-la, feliz por estar num grande desafio, feliz por treinar uma grande equipa e por lutar por títulos, que é pelo que trabalhamos para alcançar na nossa carreira."

Ida ao mercado perante tantas lesões? "Sse formos ao mercado a cada vez que um jogador se magoa, acabamos a época com 50 jogadores no plantel. Faz parte, as lesões temos de nos adaptar, o treinador português tem vindo a ser valorizado por sermos capazes de nos conseguir adaptar a todos os contextos que somos expostos seja no campeonato, seja em dificuldades. Sabemos que o Viktor é um jogador importante, acredito que possamos contar com ele no jogo e nos próximos também, mas se não tivermos, temos de arranjar forma de sermos competitivos da mesma forma e ganhar da mesma forma. O futebol é isto, jogamos 11 contra 11 e depois no campo vemos quem é melhor. Não me agarro a quem não está, agarro-me a quem está e é nesses que eu me foco, não me foco nos problemas, mas sim em soluções, senão há prolemas todos os dias e não andamos para a frente na vida, não só na pessoal, mas também na profissional."

Marcus Edwards: "Está fora do jogo para amanhã, é uma questão interna".

Rui Silva: "O Rui está a treinar e é opção para o jogo, conto com ele como com qualquer guarda-redes."

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Risco com Gyokeres: "Em relação ao Viktor, ele é competitivo, bravo, daqueles que não verga, quer ajudar a equipa. Temos de ter algum cuidado não só com ele, mas com outros que têm jogado muito como o Morten ou o Trincão. Há sempre um pequeno risco, que temos de tentar diminuir ao máximo. Mas há coisas que não podemos evitar, cada um gere e sente de forma diferente. Há sempre risco seja no Viktor ou noutros jogadores, a fadiga existe. O calendário tem sido muito congestionado, vamos entrar num ciclo de jogos de dois ou de três em três dias. Vai ter de ser muito no dia a dia, sentir a parte muscular, não dá para fazer futurologia. O jogo importante agora é Rio Ave, não o de quarta-feira".

Morita e Marcus Edwards: "O Edwards está fora por opção técnica. Em relação ao Morita, está em dúvida para o jogo, tal como o Viktor. Um dia pode fazer a diferença, é sentir como o atleta está, se melhorou muito, se o risco é grande... Depois é tomar decisões juntamente com todo o staff do clube. Foco-me muito no Rio Ave, que não perde há 20 jogos em casa, uma equipa muito competitiva, onde vamos ter alguns problemas".

Marcus Edwards treinou com a equipa? "Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do clube. Não tenho de dizer se treinou".

Rio Ave: "Faz parte do nosso trabalho perceber o que o Rio Ave poderá fazer perante o que apresentamos. É uma boa equipa, tem um treinador que em termos estratégicos tenta anular o adversário... Será um jogo dificíl frente a uma equipa que não perde há 20 jogos em casa. Compete-me também olhar para eles em termos estratégicos, o meu trabalho é tentar perceber o que o Rio Ave pode nos apresentar e passar essa informação aos meus jogadores".

Siga o Rio Ave - Sporting no Flashscore