Mais

Rui Borges confirma regresso de Quaresma e fala de Quenda: "É normal que falem dele"

Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingJOSE COELHO/LUSA
As declarações do treinador do Sporting, Rui Borges, na conferência de antevisão à receção dos leões ao Famalicão, a contar para a 26.ª jornada da Liga.

Acompanhe as incidências da partida

Momento do Sporting: "Não olho para isso, e é muito ingrato falar sobre isso. É importante ir para a pausa com mais uma vitória, dar seguimento à fase de crescimento e confiança. É importante a equipa manter-se focada e rigorosa. Ganhámos três jogos, mas vamos ter uma equipa difícil pela frente, com bons jogadores e bom coletivo. É um Famalicão em crescimento com a mudança de treinador. Sofreu uma derrota e apenas dois golos nos últimos sete jogos. É uma equipa que está coesa e que dificulta ao máximo os adversários. Temos de estar prevenidos para isso, sem fugir ao nosso foco e rigor, com todo o respeito pelo adversário. Uma equipa que quer ser campeã não pode estar feliz só por ter três vitórias seguidas".

Quenda: "O crescimento dele, tão rápido nestes meses, em termos de Sporting, é normal que falem dele para grandes clubes. É um miúdo que vai ter de saber conviver com isso. Em relação ao negócio, não me posso alongar muito. Até o clube dar essa garantia, não me cabe a mim estar a falar do que quer que seja".

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Possível saída do Quenda: "Muito honestamente, não falei especificamente disso. Ele tem de saber conviver com essas notícias. Às vezes esquecemos que tem apenas 17 anos. É natural que vão falar dele, e ele tem de saber viver com isso. Faz parte do crescimento dele. Fico mais feliz com a chamada à seleção. É um garoto que está a jogar com os ídolos dele e que vai com sentimento de aprendizagem e ambição de jogar".

Informação sobre o negócio Quenda: "A notícia de que falam é que ele ficará mais um ano. Estou focado no agora. A seu tempo, decidiremos a próxima época com mais calma. Acredito que grande parte do plantel ficará. Estou mais focado no que eles são capazes de fazer até ao final da época, para conseguirmos o nosso objetivo".

Paragem: "Paragem ingrata para quem trabalha com grandes jogadores de seleção. Vamos ter mais de meia equipa nas seleções, incluindo os miúdos nas seleções sub-20 e sub-19. Não conseguimos ganhar tempo em trabalho, pois não vamos ter muita gente para o fazer, mas faz parte do que é trabalhar no Sporting. Em relação ao descanso, os jogadores vêm com sobrecarga, e a maioria não vai ter tempo para recuperar. Mais do que o desgaste físico, é olhar e ver chegar mais gente que estava indisponível".

Quenda vai ser jogador do Chelsea em 2026

Valor de Quenda: "Sou treinador de futebol, não trabalho em bolsas e valores. Isso faz parte do clube. Resta-me olhar para o Quenda e ver que é um miúdo fora do normal. Estou feliz por contar com ele, está feliz e, todos os dias, demonstra essa felicidade, para além da sua qualidade individual".

Os números de Quenda
Os números de QuendaFlashscore

Debast na defesa ou como médio: "Dá as duas soluções. Não vou estar a especificar, mas, acima de tudo, quero dizer que estou muito feliz com o que ele tem dado como médio e com tudo o que oferece como defesa-central. Ganhámos um médio. Onde quer que vá jogar, estou confortável e confiante no que pode dar".

Morita: "É um jogador que elogiei antes mesmo de ser treinador do Sporting. É diferenciado. Quero contar com ele no futuro, e tem contrato com o clube por pelo menos mais um ano. Admiro-o muito. Sobre poder jogar, está disponível para o jogo. Vamos ver quanto tempo poderá jogar".

Pedro Gonçalves não joga desde novembro de 2024
Pedro Gonçalves não joga desde novembro de 2024NurPhoto via AFP

"Pote tem começado a trabalhar aos poucos na relva"

Pedro Gonçalves: "O que posso dizer é que está a recuperar bem, já num processo mais avançado. Tem começado a trabalhar aos poucos na relva. Mais do que definir datas, espero contar com ele o mais breve possível, sobretudo pela importância que tem tido para o Sporting. Queremos muito tê-lo de volta".

Harder na seleção da Dinamarca: "Qualquer atleta que sonha ser jogador deseja representar o seu país na seleção principal. Era impossível ele não ficar feliz. Tem de desfrutar do momento e estar feliz. Não pode haver maior felicidade do que essa".

Preparado para perder Gyökeres? "Estou preparado para que ele, amanhã, volte a marcar golos. Neste momento, não estou focado na próxima época. Estou focado no que controlamos nestes dois meses e meio e na importância de ter o Viktor. Estou feliz por poder trabalhar com ele e por tudo o que é, enquanto atleta e pessoa. É um bom exemplo de rigor no treino. Feliz por poder desfrutar dele até quando for possível. Quando não o tivermos, arranjamos outro Viktor".

Os números de Viktor Gyökeres
Os números de Viktor GyökeresFlashscore

Pausa pode trazer mais lesões? "Ficamos expectantes por tudo o que têm sido os últimos meses de infelicidade que tivemos. Queremos que toda a gente regresse bem das seleções.

Semana limpa de treino: "As semanas têm sido um bocadinho mais limpas, dá para trabalhar mais algumas coisas, mas não pensem que, quando as semanas ficarem mais limpas, vai aparecer outro Sporting. Vamos melhorar, a confiança é diferente e eles vão perceber mais as coisas. É bom para gerir algum cansaço, ajuda tudo nesse sentido".

Regressos: "Eduardo Quaresma vai regressar, o St. Juste ainda não".