Mais

Rui Borges: "Não tenho qualquer problema com o Edwards"

Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
As declarações do treinador do Sporting, Rui Borges, na conferência de antevisão do encontro dos leões frente ao Farense, marcado para este domingo, a contar para a 20.ª jornada da Liga.

Acompanhe as incidências da partida

Farense: "Equipa que, apesar de não ter conseguido bons resultados nos últimos cinco jogos, mantém-se organizada, à imagem do seu treinador. Tem jogado com um bloco médio-baixo, com jogadores comprometidos e competitivos, rápidos nas transições e fortes nas bolas paradas. Acho que o Tozé organiza bem as suas equipas, apresentando padrões de jogo bastante interessantes. Sabemos que estes são sempre jogos mais difíceis – já tivemos esse exemplo contra o Nacional. Temos de tomar boas decisões no último terço e contar com inspiração individual. Além disso, precisamos de nos adaptar ao que o jogo pede, pois nem sempre será bem jogado devido à falta de espaço. O nosso objetivo é desbloquear o jogo o mais cedo possível".

Baixas na equipa e mercado: "Temos tido várias lesões, o que tem condicionado bastante a equipa. Claro que gostaria de contar com todos. Neste momento, estou muito mais preocupado em recuperar os jogadores do que em olhar para o mercado. O mercado de janeiro é, muitas vezes, ingrato e pode até ser um engano. Para conseguir as melhores soluções, é preciso investir muito dinheiro. Mais do que reforçar a equipa, o foco está em recuperar os indisponíveis. Temos as soluções de que precisamos".

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Edwards: "Não tenho qualquer problema com o Edwards, mas neste momento não tem sido uma solução para o treinador. É um bom miúdo. Saída? Se acontecer, será uma decisão estratégica do clube. Não é um problema, mas também não tem sido uma solução".

Hugo Viana: "Está aqui todos os dias, tem demonstrado um grande compromisso e mantém um diálogo fantástico. É isso que posso dizer".

Alisson: "É jogador da UD Leiria, por isso não posso falar sobre ele".

Bolas paradas: "Temos treinado. É um momento de inspiração para quem ataca. As equipas estão cada vez mais organizadas, tornando mais difícil marcar golo de bola parada. O mais importante é que os jogadores estejam focados".

Gyökeres e Morita: "Vai depender do dia a dia. Vamos avaliar se vale a pena correr o risco. Nunca se estará completamente satisfeito. Se tivesse descansado, diriam que deveria ter jogado. Se jogar, dirão que não devia ter jogado. São jogadores que estão com fadiga, tal como o Quenda. Temos de tentar gerir isso da melhor forma. Alguns casos são mais fáceis de gerir do que outros".

Pote? "Estamos empenhados na sua recuperação"

Gestão física: "Cada jogador tem a sua genética, e há aspetos que conseguimos controlar e outros que não. Aqui, não se procura culpados. Enquanto for treinador, o foco será sempre encontrar soluções. Os jogadores não são máquinas. O que podemos controlar, fazemos ao máximo. O futebol é mesmo assim..."

Frustração de Gyökeres por não jogar: "Fica frustrado por não poder ajudar a equipa em momentos como este. O mesmo acontece com o Pote. É difícil lidar com a frustração de não estar em campo a contribuir".

Pote: "Vejo-o focado na sua recuperação. Estamos muito empenhados em recuperá-lo, assim como qualquer outro jogador lesionado. Mas isto não é como uma máquina: não se coloca uma moeda e sai uma Coca-Cola. Há jogadores que conseguem recuperar mais rapidamente do que outros. O que sei é que está a receber o melhor tratamento para voltar a 100%".

Sorteio da Champions: "Não estamos muito bem no campeonato, mas fizemos bons jogos na Champions. O adversário tem uma frente de ataque fortíssima e mudou de treinador. Mais do que focar no adversário, fiquei feliz pelos dias de jogos marcados, pois ganhámos algumas horas para respirar entre as partidas".

Gestão da vantagem: "Temos uma vantagem, e agora a dificuldade é mantê-la. Temos de ser competentes e ganhar os jogos. Acredito que a equipa está super motivada por estar em primeiro lugar. Estamos onde queríamos estar, mas vai ser difícil manter essa posição. Tenho a certeza de que faremos uma boa reta final de época".

Debast: "Felizmente, não foi nada de grave e ele pode ser uma opção. O Eduardo Quaresma também já está recuperado e a trabalhar com a equipa".

Farense antes do Dragão: "Não estou preocupado com o FC Porto, estou preocupado com o Farense. Estou focado no próximo jogo, mais do que no seguinte".

Os números de Quenda
Os números de QuendaFlashscore

"Quenda é um predestinado"

João Simões: "É um miúdo que está preparadíssimo para ser titular. Já jogou comigo a titular e vai responder sempre que possível".

Quenda: "Acho que não poderia estar melhor. Fala-se para os grandes clubes porque tem dado uma resposta fantástica e um comportamento exemplar. É um predestinado. Tem de melhorar um ou outro aspeto, mas certamente chegará a grandes clubes mundiais. Sinto-o motivado, confiante e comprometido em ajudar o Sporting e ser campeão. Acredito que ficará contente com as notícias, mas isso deve ainda mais motivá-lo. Às vezes esquecemos que tem apenas 17 anos".