Rui Borges: "O Sporting diminuído foi bicampeão na época passada e hoje deu uma resposta"

Rui Borges
Rui BorgesMIGUEL RIOPA / AFP

Declarações do treinador do Sporting, Rui Borges, após a vitória em Guimarães sobre o Vitória SC, por 1-4, no fecho da 15.ª jornada da Liga Portugal.

Recorde aqui as incidências do encontro

Análise: "Grande vitória, uma primeira parte com muita qualidade e exigência da nossa parte, a travar transições e contra-ataques do adversário. Sabíamos que o Vitória SC podia jogar com uma referência na frente como a que jogou, à procura de desvios em bolas aéreos e bolas longas, eram importantes as coberturas. Com bola tivemos muita qualidade, o segundo golo é uma extraordinária jogada de equipa, mostra bem a nossa qualidade de jogo na primeira parte. Chegamos ao intervalo a vencer justamente.

Na segunda parte, o Vitória SC a jogar em casa com os seus adeptos - já tinha acontecido na época passada -, entra no jogo com uma infelicidade nossa. O estádio empurra a equipa, mas fomos controlando, o Vitória SC tirou muitos cruzamentos, o Telmo Arcanjo entrou muito bem à procura das referências, mas fizemos uma trabalho extraordinário nesse sentido, a ganhar muitos duelos. Fizemos o 1-3 com infelicidade do adversário, mas o resultado era justo para nós, o 1-4 deixa o resultado sem sofrer contestação".

Vencer apesar das ausências na equipa: "A equipa deu uma grande resposta, pedi isso. Li hoje que era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e este ano e hoje deu uma grande resposta às ausências, mas acima de tudo de personalidade e carácter deste grupo, não há palavras, não me canso de elogiar o grupo. O coletivo é fora do normal, a amizade, alegria e paixão são extraordinárias e hoje deram essa demonstração". 

Apoio da equipa após erro de Rui Silva: "Faz parte, os colegas sabem que todos vão falhar e quando isso acontecer o treinador está aqui para assumir qualquer erro seja de quem for. Digo-lhes para terem paixão e amor no que fazem, que se divirtam com a responsabilidade e não me admira nada a amizade demonstrada com o Rui. Já nos deu muito, vai continuar a dar muito e não é por uma infelicidade que vai deixar de ser um jogador importante para o grupo" .

Rivais a perder pouco pontos desmotiva?: "O Sporting tem de se agarrar a ele próprio. Temos de fazer a nossa parte, não adianta olhar para os outros, que também têm mérito no que fazem. Só nos compete fazer a nossa parte, focar no que controlamos e fazer o melhor para ganhar. Não olhamos para qualquer outra equipa, mas sim para a nossa casa".

Dedicatória: "Dedicamos a vitória ao Iván Fresneda, que teve a infelicidade do falecimento de um familiar. Quis ficar e ajudar a equipa, disse que precisava de ficar, fez uma grande jogo. Desejo também um feliz Natal a todos, um próspero 2026, com muita saúde acima de tudo e o resto nós corremos atrás".

Leia a crónica e veja os golos aqui