Rui Borges vai a Arouca de "fato de macaco" e conta com Nuno Santos: "Para a semana treina"

Rui Borges, treinador do Sporting
Rui Borges, treinador do SportingANTONIO COTRIM/LUSA

Rui Borges, treinador do Sporting, fez esta sexta-feira a antevisão à partida diante do Arouca, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal. Leia as declarações abaixo.

Acompanhe as incidências da partida

Trabalho mental com a equipa: "É totalmente diferente, contexto diferente, adversário diferente, que pede outras coisas. Tentamos mudar o chip para o que serão as dificuldades do jogo em Arouca. São três pontos para outra competição, contra um grande adversário, mas foram só três pontos. O Arouca é diferente, o campeonato é a nossa Liga dos Campeões. Exigência grande, mau tempo, vamos perceber o que é que o jogo vai pedir. Vamos ter de nos adaptar, mas os campeões são assim e têm de ganhar independentemente das circunstâncias".

St. Juste: "Não tenho de justificar nada, correu bem ao St. Juste, que foi campeão. Desejo o melhor para o futuro. Foi um jogador importante que neste momento já não é do Sporting".

Condições climatéricas: "Espero um jogo difícil. Vamos perceber mais em cima do jogo as circunstâncias do tempo. O adversário tem uma ideia vincada, o treinador é fiel a ela, e bem. São equipas sempre bem trabalhadas. É uma equipa que não sofre golos nos últimos jogos, apesar de ser das equipas com mais golos sofridos. Acredito que está numa fase melhor".

Faye, Pote e Diomande: "Em relação aos jogadores, vamos perceber se faz sentido irem para a convocatória. O Faye não sabemos. O Pote e Diomande treinaram com a equipa. Vai ser uma decisão que temos de tomar".

Últimos confrontos entre as duas equipas
Últimos confrontos entre as duas equipasFlashscore

Diferença para o Benfica na Liga dos Campeões: "São competições diferentes. Claro que sobrecarrega o campeonato, jogamos de três em três dias. Temos tido problemas de lesões, mas estão a voltar e tornam o grupo mais forte. Queremos ter toda a gente disponível e depois sermos competitivos, seja qual for a competição. Se me pergunta se queremos ganhar em Bilbao? Queremos porque se ficarmos nos oito primeiros tiram dois jogos de calendário e isso ajuda-nos a treinar de forma normal".

Vitória do Sporting pode ajudar Benfica na Champions: "O importante é ganhar ao Arouca, temos de nos focar nesse jogo, que será dificílimo. Não estou muito focado no Bilbau. Olhamos para o Sporting, não olhamos para mais ninguém. Vamos fazer o melhor em Bilbao para conseguirmos entrar nos oito primeiros para tirar dois jogos do calendário".

Poupar jogadores a pensar na Liga dos Campeões: "Poupados estão eles (Pote e Diomande)".

Saída de Gyökeres e entrada de Suárez: "Em junho foi quando dormi melhor. Estava de férias, fui campeão e estava descansado. Saiu um grande jogador, entrou outro. O nosso trabalho é encontrar soluções e valorizá-las. É um grande trabalho de toda a gente para continuar a ganhar títulos e ter qualidade de jogo, que é o que desejamos. É uma saída natural que acontece muitas vezes no futebol".

Cobiça após vencer o Paris SG: "Para mim foi uma semana normal. O jogo significa três pontos. Telemóvel? Amigos e família, que mandam mensagem quando ganho ao Paris SG e quando ganho ao Arouca".

Possibilidade de jogar na neve: "Não se prepara que não temos neve. Só se arranjarmos neve artificial aí para a malta (risos). Não dá para treinar na neve. Mesmo no treino, choveu torrencialmente, começam logo 'está bom, acaba o treino'. A ambição e o querer ganhar tem de estar acima de tudo o resto. Eles sabem que temos de ganhar, com ou sem neve, com ou sem chuva. É o que for. Espero e acredito que estejam preparados para essa exigência, com bola laranja ou amarela. Se tiver de ser de fato de macaco, é de fato de macaco, se tiver de ser de t-shirt, é de t-shirt".

Calendário do Sporting
Calendário do SportingFlashscore

Crença no título: "Acredito, sim, senão dávamos já as faixas ao primeiro classificado. Estamos a fazer um grande campeonato, se formos a ver o passado. Mas quem vai em primeiro fez uma primeira volta extraordinária e não há como lutar contra isso. Para sermos campeões não chega sermos como na época passada ou há dois anos, temos de fazer melhor, temos de nos superar e ser extraordinários. Teremos uma oportunidade para sermos campeões e é isso que queremos. No ano passado também perdemos nove pontos e este ano pode acontecer a mesma coisa. Estamos a sete pontos, mas falta uma segunda volta toda. Temos de nos focar no que controlamos, todos a correr para o mesmo sítio. O que temos feito tem sido muito bom, mas pode ser melhor. Temos sido muito bons, mas não está a chegar. Temos de ser perfeitos".

Regresso de Hjulmand: "Agora vou queixar-me mais por ter todos do que por não ter, dá-me mais dores de cabeça. O Morten é o nosso líder, capitão, um exemplo para todos, que transporta a equipa para a energia certa. É um jogador importantíssimo e está num momento de forma extraordinário, está melhor do que na época passada, na minha opinião. É um jogador importantíssimo e fico feliz por tê-lo disponível".

João Simões e Morita: "Fizeram um jogo extraordinário com o Paris SG. É sinal que estão todos ligados e à procura das oportunidades. Todos têm tido e têm correspondido. A qualquer momento podem ser titulares ou suplentes, mas todos sentem a confiança da equipa técnica".

Ioannidis e Nuno Santos: "O Nuno poderá, na próxima semana, começar a treinar connosco. Fico muito feliz se isso acontecer. Tenho quase a certeza que vai acontecer. O Ioannidis é muito o dia-a-dia para percebermos qual o passo a dar. Acredito que até ao Nacional pode estar disponível, mas isto sou eu".

As lesões de Nuno Santos
As lesões de Nuno SantosFlashscore

Mercado: "Espero que não saia ninguém e já fico feliz. Focamos no que temos, não olho, nem penso no mercado. Chegaram dois extremos, apesar de serem diferentes e darem soluções diferentes, mas sempre numa perspetiva de futuro. Serão jogadores muito valiosos para nós. Ainda estão os dois a entender o Sporting, a exigência do clube para onde vieram, mas são dois jogadores felizes e motivados para ajudar".

Luis Suárez: "Acredito que sim, é um avançado para muitos anos, pelo menos para acabar a época. Não me tira o sono, mas no futebol tudo pode acontecer. Se o Sporting achar que não há como segurar o Luis ou outro jogador, arranjaremos outra solução. Está o Ioannidis aí a vir. Siga. O Sporting vai continuar a ganhar troféus, independentemente das caras. Vai ter sempre bons jogadores e bons treinadores, é o Sporting, não é a individualidade. Jogador importantíssimo, grande época, mas para mim ninguém é insubstituível. Todos sentem que são importantes".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore