Natural de Matoeira, no distrito de Leiria, Rui Patrício terminou a carreira de guarda-redes em dezembro de 2025, com 162 internacionalizações pela Seleção Nacional. Depois de abrilhantar com as suas defesas os relvados nacionais e internacionais, agora passará também a contribuir na promoção dos melhores valores do Futebol Profissional fora dos relvados.
“É um motivo de grande orgulho. Ser reconhecido pela minha carreira, tanto pela Liga Portugal como pela Câmara Municipal de Leiria, que é a minha cidade, só demonstra o que eu consegui e conquistei”, disse o campeão da Europa de 2016.
O Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, destacou: “Além das defesas que Rui Patrício fez e dos golos que evitou, esta distinção enquanto Embaixador da Liga Portugal surge como forma de reconhecer igualmente o seu comportamento exemplar enquanto pessoa e ser humano.”
A Câmara Municipal de Leiria alargou as homenagens ao internacional português, balizando a baliza norte do Estádio Municipal de Leiria com o nome do antigo guarda-redes.
“Rui Patrício é uma das personalidades nascidas em Leiria que as pessoas mais admiram e também os municípios e os territórios vivem muito dos heróis. Rui Patrício é exatamente isso: um herói de Leiria”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
