O CIES-Observatório do Futebol realizou uma lista sobre os valores dos jogadores fora das cinco principais ligas (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) que mais valorizaram até ao momento. E Portugal está em destaque.
Contratado ao Atlético Madrid por 15 milhões de euros no início da temporada, Samu Aghehowa é o jogador que mais valorizou, com o avançado de 20 anos a mostrar uma evolução de 39 milhões de euros. Estêvão, do Palmeiras, mas já contratado pelo Chelsea, cresceu 30,2 milhões de euros. E a fechar o pódio está Álvaro Carreras, do Benfica que tem valorizado 28,4 milhões de euros esta temporada.

Pelo Benfica aparece ainda Tomás Araújo (25,1 milhões de euros em valorização), com o Sporting a acrescentar dois jogadores no top-10: Conrad Harder (19 milhões de euros) e Geovany Quenda (18,7 milhões de euros). Nota ainda para Roger Fernandes, do SC Braga, que foi o 10.º jogador que mais valorizou de acordo com este modelo, com o passe a ver um aumento de 18,6 milhões de euros.
Numa lista com 100 nomes aparecem ainda Rodrigo Mora (+11,8 milhões de euros), Iván Fresneda (+10,8 milhões de euros), Morten Hjulmand (+8,7 milhões de euros), Vangelis Pavlidis (+8,3 milhões de euros) ou Viktor Gyökeres (+6,4 milhões de euros).