Mais

Sem Gyokeres, leão caçou com defesas: Sporting vence Farense

Atualizado
Fresneda abriu o marcador, Harder fechou-o aos 88 minutos
Fresneda abriu o marcador, Harder fechou-o aos 88 minutosOpta by Stats Perform/Profimedia
O Sporting venceu este domingo o Farense, por 3-1, em jogo da 20.ª jornada da Liga, para manter a liderança isolada da competição. Sem o goleador da equipa, Viktor Gyokeres, valeram duas estreias a marcar na Liga: Fresneda, aos 11', e Diomande, aos 26', deram a vantagem aos verde e brancos, com Lucas Áfrico a reduzir em cima do intervalo, já depois de Catamo ter saído, em mais uma lesão no plantel de Rui Borges. Harder, aos 88 minutos, dissipou todas as dúvidas, assinando o 3-1 final.

Recorde as incidências da partida

Sem Gyokeres, pelo segundo jogo consecutivo, Rui Borges voltou a apostar em Rui Silva, que não pôde atuar diante do RB Leipzig, e ainda em Geovany Quenda, nos lugares de Franco Israel e Zeno Debast. Já do lado do Farense, Tozé Marreco apostou em Lucas Áfrico, Cláudio Falcão, Paulo Vítor e o reforço Zé Carlos, nos lugares de Tomás Ribeiro, Artur Jorge, Filipe Soares e Marco Matias, em relação à equipa que perdeu com o Rio Ave.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

1-0 ao terceiro remate

O primeiro remate à baliza pertenceu a Trincão, aos 5 minutos, após cruzamento de Geny Catamo, da direita, com a bola a ainda desviar num defesa. Aos 9' foi Harder, de meia distância, a atirar à figura de Ricardo Velho.

Aos 11 minutos, e ao terceiro remate, surgiu o primeiro golo do Sporting: Harder trabalhou na esquerda, cruzou rasteiro para a área e Fresneda, qual ponta de lança, rematou de pé direito para assinar o 1-0.

Aos 17 minutos foi Trncão, num lance individual, com uma bela receção, a surgir nas costas da defesa do Farense, com um remate que passou rente ao poste da baliza de Ricardo Velho. Logo depois, aos 18', a primeira iniciativa dos algarvios, no segundo erro de Diomande, com Zé Carlos a rematar ao lado.

A má notícia antes do 2-0

Aos 24 minutos mais uma contrariedade para o Sporting, com Geny Catamo a contrair uma entorse no tornozelo, depois de um lance com Poloni, e a sair de maca, dando o lugar a João Simões.

A verdade é que, na sequência desse lance, que resultou em canto, Quenda bateu a bola parada e Diomande, mais alto que a concorrência, cabeceou para assinar o 2-0.

Aos 33 minutos Trincão, agora a extremo, assistiu Harder, no flanco contrário, mas o remate saiu à malha lateral e já em lance anulado por fora de jogo. Aos 38' foi Trincão, com remate rasteiro para defesa a dois tempos de Ricardo Velho.

Já dentro dos três minutos de compensação Tomané, de pé esquerdo, disparou forte mas Gonçalo Inácio desviou para canto. Aos 45+2' a bola entrou mesmo na baliza de Rui Silva, cabeceada por Lucas Áfrico, após cruzamento de Elvas Baldé do lado esquerdo. O golo foi inicialmente anulado por fora de jogo, mas Diomande estava a colocar o central dos algarvios em posição legal.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Mais Farense

Para a segunda parte Tozé Marreco lançou Rivaldo Morais no lugar de Pastor, e com Rui Silva em evidência aos 50', defendendo remate de Elves Baldé, mas já com fora de jogo assinalado. Aos 53' Rui Costa foi lançado no lugar de Poloni, nos algarvios, e aos 56' o avançado, após livre, cabeceou por cima da baliza do Sporting, com nova tentativa aos 63', fraco e fácil para Rui Silva segurar.

Aos 64 minutos respondeu o Sporting, com Harder a servir Trincão, que atirou em arco para defesa vistosa de Ricardo Velho. Aos 71' foi Quenda a surgir da direita, a cruzar e Ricardo Velho a desviar para canto. No minuto seguinte ocasião soberana, com Maxi Araújo a cruzar da esquerda e Gonçalo Inácio, com tudo para marcar, a encher o pé esquerdo mas a atirar ao lado.

Voltava a crescer o Sporting, mexia Rui Borges, tirando Daniel Bragança, queixoso, para lançar Matheus Reis, enquanto Tozé Marreco apostava em Darío Poveda e Bermejo. Aos 79' Trincão rematou para defesa de Ricardo Velho. antes de Harder encher o pé, aos 80', para remate ao lado.

Em suspenso até ao 3-1 final

Da pressão ao susto, aos 83 minutos Rui Silva desentendeu-se com Gonçalo Inácio e Darío Poveda quase aproveitava, tendo valido Diomande a aliviar o perigo, com Rui Costa por perto. Aos 85 minutos valeu um grande corte de Maxi Araújo, em mais um lance ofensivo do Farense, conduzido por Elves Baldé.

Aos 88 minutos, contudo, Harder dissipou quaisquer dúvidas, quando Matheus Reis cruzou da esquerda, de forma tensa, e Harder, com o peito, assinou o 3-1. 

Em cima dos 90 minutos, o Farense ainda lançou Rafael Teixeira no lugar de Elves Baldé, enquanto Rui Borges apostou em Debast e Afonso Moreira, tirando Trincão e Maxi Araújo.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Francisco Trincão (Sporting)

O mapa de calor de Francisco Trincão
O mapa de calor de Francisco TrincãoOpta by Stats Perform