Recorde as incidências da partida

Martín Anselmi surpreendeu no onze do FC Porto, com a estreia de Tomás Pérez no onze, sendo que o médio argentino jogou adaptado a central, ao lado de Zé Pedro e Otávio. Na frente, Samu começou no banco, com um ataque móvel formado por Rodrigo Mora, Namaso e Gonçalo Borges. Do lado do Vitória SC, Luís Freire também promoveu duas estreias a titular, nomeadamente Relvas, em estreia absoluta na defesa, e Vando Félix no ataque, após quatro jogos como suplente utilizado.
Pressão alta do dragão
O primeiro remate do jogo pertenceu ao FC Porto, aos 7 minutos, com Alan Varela a rematar para desvio de Relvas para canto. Aos 10', em novo lance de bola parada, Zé Pedro surgiu ao segundo poste mas cabeceou por cima. Aos 13' João Mendes lançou Nélson Oliveira, valendo a leitura do lance por parte de Diogo Costa.
Aos 19 minutos tremenda ocasião para o FC Porto, com Rodrigo Mora a cruzar para Gonçalo Borges, solto na área, rematar de primeira mas ao lado da baliza, com pedidos de penálti por falta de Bruno Varela sobre Pepê no início da jogada.

Lesão e lágrimas no aniversário
Aos 24' Pepê caiu no relvado, com queixas na coxa direita, e de imediato Eustáquio e Samu saltaram para aquecimento. Aos 28' o médio brasileiro, em dia do 28.º aniversário, saiu mesmo, dando o lugar a Samu, e em lágrimas perante a lesão muscular.
Aos 33' foi Samu, após cruzamento de Francisco Moura, a simular para deixar a bola para Rodrigo Mora, tendo valido Borevkovic a aliviar para canto. Na bola parada, Alan Varela bateu, Otávio saltou mais alto mas cabeceou por cima. Aos 35' novamente Samu, a fugir a Borevkovic, mas a falhar rotundamente no passe. Aos 36' novo duelo, desta vez com Borevkovic a negar o remate ao avançado espanhol do FC Porto.
Aos 41 minutos, servido por Alan Varela, bela jogada de Danny Namaso, antes de bater Bruno Varela, mas em lance invalidado por fora de jogo do avançado do FC Porto. Respondeu o Vitória, por Vando Félix, aos 42', mas com remate muito por cima.

Entrada forte (outra vez)
Tal como na primeira parte, o FC Porto entrou forte na segunda: aos 47 minutos Gonçalo Borges atirou por cima, aos 48' foi João Miguel Mendes a cortar, a rasar o poste e um possível auto-golo, após Samu cruzar para Namaso. Aos 49' Rodrigo Mora foi travado junto à área do Vitória por Relvas. Na transformação do livre, Zé Pedro rematou forte para Bruno Varela aliviar e, na recarga, Alan Varela cabeceou pertíssimo do poste da baliza dos vimaranenses.
A verdade é que o Vitória, na primeira tentativa de chegada à baliza de Diogo Costa, aos 55 minutos, fez golo: grande passe de Tiago Silva, a isolar Nélson Oliveira que, à saída de Diogo Costa, rematou forte e bateu o guarda-redes. O lance, porém, seria anulado pelo VAR, por fora de jogo de 19 centímetros de Tomás Handel, na génese da jogada. Os protestos saltaram do banco do Vitória, com Luís Freire a ser expulso, aos 58 minutos. Em cima da hora de jogo, foi Otávio, em cima da linha de golo, a evitar o golo do Vitória, após cabeceamento de Borevkovic.
Sangue novo antes do génio
Perante a perda do controlo da partida, Martin Anselmí, aos 63 minutos, lançou William Gomes e Tiago Djaló, tirando Danny Namaso e Tomás Pérez.
O extremo brasileiro entrou a todo o gás e é dele a jogada, aos 67 minutos, que culmina no grande golo de Fábio Vieira: depois de dois cortes de Filipe Relvas, Gonçalo Borges conseguiu cruzar para Fábio Vieira que, dentro da área, rematou em arco e bateu Bruno Varela, fazendo o 1-0.
Lugar a (mais) mudanças
Aos 71 minutos, Vando Félix assistiu Nélson Oliveira, que atirou ao lado, antes de Luís Freire reagir à desvantagem com três substituições: Umaro Embaló, Nuno Santos e Samu substituíram Vando Félix, Telmo Arcanjo e João Mendes. Respondeu Martín Anselmi, aos 76', esgotando as alterações com Eustáquio e André Franco para os lugares de Gonçalo Borges e Fábio Vieira, enquanto Óscar Rivas substituiu Filipe Relvas, esgotado, no Vitória SC.
O FC Porto encarou o último quarto de hora em 4x3x3, perante o último assalto do Vitória, com João Mendes a rematar ao lado, com desvio, aos 84', antes de Borevkovic obrigar Diogo Costa a desviar para canto.
Empate saído do banco
Aos 86 minutos, duas das peças lançadas por Luís Freire construíram o golo do empate do Vitória SC: Nuno Santos, após perda de bola de Eustáquio, lançou Umaro Embaló que, em sprint, ultrapassou a concorrência, entrou na área e bateu Diogo Costa para o 1-1.
Perante os sete minutos de compensação, o FC Porto subiu linhas, reagiu em busca do golo da vitória e o Vitória esgotou as alterações, com Michel no lugar de Nélson Oliveira, aos 90+2'. A verdade é que, com tanto nervosismo e paragens, não mais Bruno Varela foi testado pelo ataque azul e branco.
Homem do jogo Flashscore: Umaro Embaló (Vitória SC)
