Mais

Sidney Lima escreveu história com asterisco: Rio Ave e Santa Clara empatam

Sidney Lima marcou o golo que fez história para os açorianos
Sidney Lima marcou o golo que fez história para os açorianosLUSA/Opta by StatsPerform
O Santa Clara bateu o recorde de pontos no principal escalão português ao empatar 1-1 no terreno emprestado ao Rio Ave, em Paços de Ferreira, na 30.ª jornada da Liga Portugal. André Luiz colocou os vilacondenses na frente, mas, a cinco minutos do fim, Sidney Lima fez o empate que valeu história, mas que pode deixar os açorianos mais longe do quinto lugar.

Recorde aqui as incidências do encontro

Mais tranquilo na tabela depois do último triunfo, Petit recuperou João Graça e Clayton para o onze e estreou o defesa Konstantinos Kostoulas para enfrentar os açorianos, que perderam o quinto lugar na jornada anterior e queriam evitar a terceira derrota seguida. Para isso, Vasco Matos apostou em Gui Ramos, Adriano Firmino e João Costa para tentar conquistar um ponto, que seria suficiente para alcançar o melhor resultado de sempre no principal escalão.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Os insulares entraram melhor na partida e podiam ter marcado logo aos 40 segundos, mas Gabriel Silva não conseguiu escolher entre o remate e o passe acabando por atirar muito torto. Aos sete minutos, foi João Costa a aparecer em zona de finalização e a acertar ao lado.

Os vilacondenses reagiram a partir dos 20 minutos e aos 25' colocaram-se em vantagem, contra a corrente do jogo. João Graça cruzou da esquerda, Clayton falhou o controlo e a bola sobrou para André Luiz que, no segundo poste, ganhou o ressalto e bateu Gabriel Batista no frente a frente. Foi a estreia a marcar do brasileiro desde que chegou aos rioavistas, em janeiro.

Pouco depois, João Graça ficou perto de aumentar com um remate de primeira de pé esquerdo enquanto, na outra área, Cesary Miszta quase comprometeu perante a pressão de João Costa, valeu que o ressalto saiu ao lado do poste. Até ao intervalo, destaque ainda para uma grande defesa de Gabriel Batista a evitar o 2-0 num cabeceamento de João Novais com a ponta dos dedos.

Houve um dilúvio durante o descanso e o reatamento, com Ricardinho a surgir no lugar de Vinícius Lopes no Santa Clara num terreno cada vez mais pesado devido à chuva. O avançado não demorou muito a causar impacto, lançando um contra-ataque rápido pela direita, servindo Matheus Pereira que rematou para uma bela estirada de Miszta.

O duelo acalmou muito, destacando-se apenas as mexidas dos dois lados. Destaque ainda para o estreante Kostoulas, que fez dois cortes decisivos nesta segunda parte. Aos 80 minutos, Aguilera tentou surpreender de livre, Gabriel Batista estava atento e respondeu bem. Os açorianos prepararam-se para o assalto nos últimos minutos, Ricardinho ainda disparou à trave e, no canto que se seguiu, Sidney Lima saltou mais alto que os adversários e fuzilou, de cabeça, para restabelecer o empate, aos 86 minutos.

Apesar do empate que estabelece o recorde de 47 pontos, o Santa Clara continua a um ponto do quinto classificado do Vitória SC - que pode aumentar a diferença esta jornada -, enquanto o Rio Ave é 11.º, com 33 pontos.

Homem do jogo Flashscore: Sidney Lima (Santa Clara).

Estatísticas no final da partida
Estatísticas no final da partidaOpta by StatsPerform