Acompanhe o Sporting no Flashscore
Souleymane Faye é a mais recente adição ao plantel orientado por Rui Borges. O extremo chega para acrescentar profundidade e poder ofensivo aos corredores, enquadrando-se nas características mais valorizadas pelo treinador do Sporting.
Ainda pouco conhecido da maioria dos adeptos portugueses, uma vez que chega proveniente do Granada, da LaLiga 2 - o segundo escalão do futebol espanhol -, Faye tem tudo para "rebentar" de leão ao peito. Essa é, pelo menos, a convicção de Guilherme Fernandes, guarda-redes português do Real Valladolid, que partilhou balneário com o extremo senegalês durante duas temporadas no Real Betis. Ao todo, ambos alinharam juntos em 41 encontros.
"Pode acrescentar velocidade e capacidade no um contra um. É um extremo trabalhador, não só em termos ofensivos, mas também muito disponível a defender", apresenta o guarda-redes português, em declarações ao Flashscore.

"Está claramente preparado (para competir na Liga). Se aqui na segunda liga espanhola já estava a destacar-se no Granada, em Portugal tenho a certeza de que também vai rebentar. A segunda liga é muito competitiva e exigente, e não tenho dúvidas de que ele está mais do que preparado", acrescenta.
As qualidades futebolísticas de Souleymane Faye são evidentes, mas existe um lado mais difícil de perceber: o plano pessoal, acessível apenas a quem tem - ou teve - a oportunidade de privar com o jogador. Guilherme Fernandes é alguém com autoridade para essa análise e não poupa nos elogios ao jovem senegalês.
"É super divertido. Um rapaz extrovertido, brincalhão, muito humilde e com um coração enorme. Um excelente amigo", assinala.
A promessa de um reencontro em Lisboa
Natural de Lisboa, Guilherme Fernandes desloca-se sempre que lhe é possível à capital portuguesa para visitar familiares e amigos. E agora há mais um motivo para o fazer: Souleymane Faye.
Assim que o interesse do Sporting se intensificou pelo ex-jogador do Granada, o guarda-redes português trocou algumas mensagens com Faye e, depois de o negócio ficar fechado, ficou combinado um almoço e/ou um café com o novo camisola 15 dos leões.
"Falámos um pouco quando se falou da possibilidade da mudança e desejei-lhe o maior sucesso do mundo. Disse-lhe que espero que rebente. Já ficou combinado que, quando for a Lisboa visitar a família e os amigos, eu aviso para irmos almoçar ou tomar um café", revelou.

Souleymane Faye representava o Galaxy Football Academy, em Dakar, antes de ser recrutado pelo Granada em 2022. Vestiu, depois, as camisolas de CF Talavera de la Reina e Real Betis Balompié antes de regressar ao Granada, no início da presente temporada.
Em 2025/2026, o internacional pela selecção do Senegal soma 21 jogos (19 para o segundo escalão espanhol e dois para a Taça do Rei) e dois golos.
