Mais

Sporting detalha mercado: Luís Suárez e Ioannidis podem vir a ser mais caros que Gyokeres

Atualizado
Luís Suárez pode vir a custar de 28,6 milhões de euros
Luís Suárez pode vir a custar de 28,6 milhões de eurosRODRIGO ANTUNES/LUSA

A Sporting SAD revelou esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) os valores nas transações com vendas e compras de jogadores para as equipas masculina e feminina de futebol, onde se destaca a aquisição de Luis Suárez. A contratação do avançado colombiano pode chegar a cerca de 28,67 milhões de euros, tornando-se assim na maior compra da história do clube, superando Viktor Gyökeres (24 milhões).

Futebol masculino

Entradas

Entradas em definitivo no futebol masculino
Entradas em definitivo no futebol masculinoSporting CP

No capítulo das entradas, destaque claro para a contratação de Luís Suárez por um valor fixo de 22,157 milhões de euros (ME), com 5,263ME em objetivos, além de 1,25ME de comissão por 100% do passe do avançado colombiano. No entanto, o Almeria fica ainda com 10% de uma futura mais-valia. Isto pode fazer com que se torne a contratação mais cara de sempre do Sporting, ultrapassando o sueco Gyokeres (24ME), que veio substituir. 

O mesmo acontece com o grego Fotios Ioannidis, por quem o Sporting dispendeu 22 milhões de euros fixos, mais 3ME em objetivos, sendo que o Panathinaikos ficou com 25% de uma futura mais-valia do avançado. 

Por outro lado, destaque ainda para os 11ME pagos ao Barcelona para garantir a totalidade do passe de Francisco Trincão, eliminando assim os 40% de uma futura venda dos blaugrana. No mesmo sentido, o Sporting resgatou o resto do passe (75%) de Geny Catamo por 2,25ME pagos ao Amora, sendo que esse emblema e a Associação Black Bulls ficam com 10% de uma futura mais-valia em conjunto.

Rui Silva foi contratado ao Betis por 4ME, com 250 mil euros em objetivos, Vagiannidis custou 12ME fixos e 2,5ME em objetivos, com 15% de uma futura mais-valia nas mãos do Panathinaikos. Já a contratação de Ricardo Mangas foi concluída por 320 mil euros fixos, mais 790 mil euros em objetivos, o que pode elevar o seu valor para 1,1 milhões de euros.

Saídas

Todas as saídas do plantel masculino do Sporting
Todas as saídas do plantel masculino do SportingSporting CP

A porta de saída é gigantescamente ocupada por Viktor Gyokeres. A novela em torno da saída do avançado sueco para o Arsenal rendeu 65,76ME fixos, mais 10,26ME em objetivos, ou seja, pode chegar a mais de 76 milhões de euros.

Também Conrad Harder deixou uma boa maquia nos cofres de Alvalade, concluindo a transferência para o RB Leipzig por 24ME fixos, mais 6ME em objetivos, sendo que o Sporting detém 15% de uma futura mais-valia. Marcus Edwards rendeu 10ME fixos, mais 1,5ME em objetivos, quando saiu para o Burnley, com os leões a segurarem 10% de uma futura mais-valia. Já Afonso Moreira, em altas no Lyon, foi vendido por 2 milhões de euros fixos, com os leões a deterem 20% de uma futura mais valia.

Ainad no capítulo das saídas, desta feita por empréstimos, a cedência de Koba Koindredi ao Basileia rendeu 75 mil euros, com opção de compra não detalhada. Por outro lado, os empréstimos de Sotiris Alexandropoulos (Dusseldorf) e Biel (Atlético Mineiro) têm uma opção de compra determinada por objetivos, enquanto o Sporting pode cancelar a opção de compra do Pafos em relação a Alexandre Brito.

Futebol feminino

Entradas e saídas do futebol feminino
Entradas e saídas do futebol femininoSporting CP

No capítulo feminino, o Sporting não fez qualquer receita com as saídas de jogadoras do plantel principal, mas detém 10% de uma futura venda de Gabriela Vinhas, que saiu para o FC Porto. Mesmo assim, a nível de entradas, as leoas gastaram 94 mil euros, sendo que a contratação de Ashley Barron ao Racing Power ficou fechada por 50 mil euros.