Acompanhe as incidências da partida
Num dos maiores clássicos do futebol português, em Alvalade, as duas equipas vão defrontar-se pela 254.ª vez na história, com 93 vitórias para os portistas, 86 para a equipa leonina e 74 empates, que foi o resultado que registou no último confronto, com um 1-1, em fevereiro, nas 21.ª jornada.
Apesar de terem vantagem, os dragões não vencem os leões desde 12 de fevereiro de 2023, em jogo do campeonato, registando-se, desde então, três vitórias do Sporting e quatro empates, dois dos quais decididos no prolongamento, com vantagem leonina na final da Taça de 2023/24 e para o FC Porto na Supertaça seguinte.

No seu terreno, o Sporting leva clara vantagem, com 56 triunfos em 113 encontros, cedendo 34 empates e perdendo 23 vezes, com 202 golos marcados contra 111 sofridos, com a diferença a ser igualmente marcante em jogos do campeonato no campo dos leões, que venceram 47 jogos, mais do que as derrotas (21) e os empates (23) juntos.

Desde o início do século, o Sporting leva vantagem, com 10 vitórias contra seis do FC Porto, além de 10 empates, sendo que, desde 2010, o conjunto lisboeta apenas foi derrotado duas vezes em casa pelo FC Porto, mas também só venceu seis vezes, com o empate a ser, desde então, o resultado mais comum, com oito igualdades.
Nos dois últimos encontros para o campeonato em Alvalade, o Sporting venceu por 2-0, com o sueco Viktor Gyökeres, entretanto transferido para o Arsenal, a marcar em ambos.