Mais

Sporting-FC Porto: Miguel Garcia vê leões com espiral positiva para o tri

Miguel Garcia representou o Sporting
Miguel Garcia representou o SportingMIGUEL RIOPA / AFP

O Sporting vive uma “espiral muito positiva” depois do bicampeonato conquistado e, como tal, “parte em vantagem” para a receção ao FC Porto, da quarta jornada da Liga, expressou o ex-futebolista Miguel Garcia.

Acompanhe as incidências da partida

“Vai ser um jogo muito interessante de se ver, pois são duas equipas que iniciaram muito bem este campeonato. O Sporting pensa no tri, que todos os adeptos querem e os jogadores sabem dessa importância. Nada melhor do que ganhar um clássico a jogar em casa. Estes jogos são sempre 50/50, mas o fator casa é muito relevante. O Sporting está numa espiral muito positiva, em termos de ambiente, de estrutura e sócios. Acredito que o Sporting parte em vantagem”, disse, em entrevista à Lusa.

Contudo, o antigo defesa direito, de 42 anos, alertou para a qualidade do FC Porto, que se apresentará em Alvalade com “novas ideias e um novo treinador”, deixando elogios ao investimento que a equipa azul e branca realizou na reestruturação do grupo, dando o exemplo de Rodrigo Mora, que passou de titularíssimo a suplente.

“Há uns anos, o Sporting passou pelo que o FC Porto está a viver neste momento. Contratou vários treinadores e atletas até acertar. Quando é campeão e revalida o título, é normal que não seja necessário contratar tanto. O FC Porto está a fazer o seu caminho, para ver se consegue chegar rapidamente ao título, e o Sporting está a fazer o papel dele, que é contratar algumas posições mais cirúrgicas”, apontou.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Nos leões, o objetivo passa por procurar colmatar a saída de Viktor Gyökeres, que “vai ser muito difícil, pelo legado que deixou” no clube, mas Miguel Garcia realçou a “boa resposta” do reforço Luis Suárez, apesar de não ser tão profícuo em golos.

“A estrutura do Sporting acolhe muito bem os que têm vindo para o clube. Isso faz com que o jogador chegue e a adaptação seja muito mais rápida. Estão a fazer o seu caminho e a ganhar o seu espaço. Quando os reforços tiveram oportunidade, deixaram logo boa imagem. Só o Rui Borges poderá tomar as melhores decisões, mas há muitas competições e é preciso ter plantéis muito equilibrados”, realçou.

Formado nos leões e parte integrante da equipa principal de 2003/04 a 2006/07, Miguel Garcia considera que ainda poderão chegar mais “um ou dois reforços” ao Sporting e notou dinâmicas que fazem desdobrar o sistema tático dos lisboetas.

Os últimos duelos entre Sporting e FC Porto
Os últimos duelos entre Sporting e FC PortoFlashscore

“Quando olhamos para o Sporting, há uma dinâmica e o sistema tático desdobra-se. Sinceramente, eu nem sei em que sistema tático é que o Sporting joga. Penso que não está em causa o sistema tático em si, o importante é como os jogadores se adaptam às dinâmicas quando estão a atacar e defender. A resposta tem sido muito positiva neste sistema tático que o Rui Borges está a implementar”, frisou.

Líderes da Liga, a par do Moreirense, com nove pontos em três rondas, o bicampeão Sporting e o FC Porto defrontam-se no sábado, a partir das 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em duelo para a quarta jornada da competição.