Siga as incidências da partida
Depois da goleada dos dragões no dérbi da Invicta, na receção ao Boavista, por 4-0, as águias (38 pontos) e os leões (37) foram ultrapassados e só vencendo impedem os portistas (40) de fechar o ano na frente da tabela.
O novo treinador dos campeões, Rui Borges, sucedeu no dia seguinte ao Natal a João Pereira, que tinha ocupado o lugar de Ruben Amorim, e dificilmente teria teste mais difícil, recebendo um Benfica que venceu 10 dos últimos 11 jogos no campeonato.
Com novo fôlego após a chegada de Bruno Lage, que substituiu Roger Schmidt, as águias entraram na ronda na liderança e quererão sair na mesma condição, perante um Sporting que só venceu um dos derradeiros quatro jogos na prova.

Efetivada a ultrapassagem do Santa Clara no quarto lugar, o SC Braga procura chegar ao quinto jogo seguido sem perder para o campeonato, recebendo o Casa Pia, oitavo classificado, que não perde há três rondas e chegou à parte superior da tabela.

Por seu lado, Daniel Sousa estreia-se no comando técnico do Vitória SC em casa do Farense, procurando manter os minhotos, sextos, na luta pelo top 5, depois da saída de Rui Borges, que só ganhou dois dos últimos 10 jogos.

Os algarvios, por seu lado, vivem a melhor fase da época e só perderam numa das últimas cinco jornadas, podendo chegar aos 15 pontos, e sair da zona de despromoção, em caso de vitória.
O Rio Ave, 12.º, com 16 pontos, recebe o Nacional, 15.º, com 13 e primeiro clube acima da linha de água.

A 16.ª ronda encerra na segunda-feira com a receção do Famalicão ao Santa Clara, pelas 20:15, opondo o nono ao quinto classificados.
