Mais

Sporting revela contratação de Kochorashvili ao divulgar contas do mercado

Atualizado
Kochorashvili vai jogar no Sporting
Kochorashvili vai jogar no SportingJose M. Baldomero / Zuma Press / Profimedia
O Sporting divulgou esta segunda-feira as contas relativas ao mercado de inverno e confirmou as contratações de Alisson Santos (Vitória/União de Leiria) e Giorgi Kochorashvili (Levante) para a próxima época.

No habitual comunicado em que faz o balanço das contas do mercado de transferências, o Sporting incluiu já dois reforços contratados para a temporada 2025/26, confirmado desde já a contratação de Alisson Santos, tal como tinha sido noticiado pelo Flashscore. O emblema leonino vai pagar 2,1 milhões de euros por 100 por cento do passe do jogador.

Além do extremo, que esteve emprestado pelo Vitória (Brasil) à União de Leiria, os leões oficializaram também a contratação de Giorgi Kochorashvili, médio do Levante, por 5,5 milhões de euros, mais dois milhões em bónus.

Os números de Kochorashvili, novo reforço do Sporting
Os números de Kochorashvili, novo reforço do SportingFlashscore

O Sporting garantiu também a totalidade do passe do internacional georgiano, que fica com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Levante fica ainda com 12,5 por cento de uma mais-valia futura que pode ser reduzida para 10 por cento por opção da SAD do Sporting.

O balanço do mercado de inverno

Quanto aos jogadores contratados neste mercado de transferências, o Sporting revelou que pagou 6,425 milhões de euros ao Bahia por Biel, com bónus até 2 milhões. O clube brasileiro ficou com 30 por cento de uma mais-valia futura, mas também neste negócio o Sporting tem opção de baixar a percentagem para 20 por cento.

Já Rui Silva chegou por empréstimo, avaliado em 500 mil euros, mas com bónus que pode acrescentar 750 mil euros a esse valor. Os leões têm uma opção de compra que pode tornar-se obrigatória "mediante determinada condição".

Os números de Rui Silva
Os números de Rui SilvaFlashscore

O lateral direito maliano Ibrahim Diarra (ex- Derby Academié) e o médio costa-marfinense Yvan Sebai (ex-Abidjan City), ambos com quatro desafios pelos sub-23, também têm cláusulas passíveis de serem ativadas pelos leões, que receberam 76,8 ME em saídas.

Os ingleses do Chelsea garantiram Geovany Quenda por 50,9 ME fixos, mais 1,4 ME em objetivos, e Dário Essugo, por 22,27 ME, sendo que o médio atualmente emprestado aos espanhóis do Las Palmas muda-se no final desta temporada, um ano antes do extremo.

O defesa esquerdo Rúben Vinagre assinou em definitivo pelos polacos do Legia Varsóvia, aos quais tinha chegado cedido no verão passado, por 2,3 ME, enquanto o lateral direito Leonardo Barroso rumou aos norte-americanos do Chicago Fire por 1,4 ME fixos, mais 350 mil euros em bónus.

Isnaba Mané (Estoril Praia), Pedro Silva (Estrela da Amadora) e Diogo Abreu (Lokomotiv Plovdiv) despediram-se sem custos de transferência, enquanto Vladan Kovacević (Legia Varsóvia), Samuel Justo (Farense), Rafael Pontelo (Auda) e Marcus Edwards (Burnley, 500 mil euros) foram emprestados, havendo cláusulas de compra nos dois últimos casos.

O Sporting comunicou ainda duas vendas no futebol feminino, com a média brasileira Maiara Niehues a vincular-se às norte-americanas do Angel City por 150 mil euros e a lateral esquerda canadiana Mégane Sauvé a chegar ao Montreal Roses por 17 mil euros.