Mais

TAD anulou suspensão já cumprida de Conrad Harder (Sporting)

Conrad Harder, avançado do Sporting
Conrad Harder, avançado do SportingČTK / imago sportfotodienst / Maciej Rogowski

Conrad Harder, expulso no jogo do Sporting contra o Santa Clara, da 29.ª jornada da Liga Portugal 2024/25, viu esta terça-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anular a suspensão já cumprida pelo avançado dinamarquês, anulando a decisão do Conselho de Disciplina da FPF.

Recorde-se que Conrad Harder foi suspenso por um jogo, além de uma multa de 510 euros, tendo o Sporting recorrido da decisão do Conselho de Disciplina.

Esta terça-feira, o TAD, com acórdão publicado no site do organismo, anulou a suspensão, tendo por base o facto do Conselho de Disciplina não ter respondido ao requerimento apresentado - a violação do direito de defesa -, na altura, pelo avançado dinamarquês, e que tinha como objetivo uma prova presencial de esclarecimento por parte da equipa de arbitragem, neste caso do árbitro Cláudio Pereira, sobre o lance em causa, que também envolveu o central do Santa Clara, Luís Rocha.

"Sobre o requerido e exposto pelo Demandante (Harder) o CD nada disse, não emitiu qualquer despacho a pronunciar-se sobre a diligência probatória requerida pelo Demandante, de admissibilidade ou inadmissibilidade da mesma de forma fundamentada, de deferimento ou indeferimento da mesma, o que sempre deveria ser de forma fundamentada. 'Pura e simplesmente, ignorou' como refere o próprio Demandante, transformando o direito de audiência prévia do Demandante em momento meramente formal", pode ler-se no acórdão do TAD.

Harder, recorde-se, viu o vermelho direto já após o apito final nos Açores. Segundo o relatório do árbitro Cláudio Pereira, a expressão "Yeah" do avançado dinamarquês foi proferida  "forma provocatória", precipitando um momento de confusão no relvado. Harder cumpriu o jogo de suspensão na 30.ª jornada, frente ao Moreirense.