Mais

The Guardian coloca Gyökeres entre os 30 melhores do mundo e seis portugueses no top 100

Gyökeres brilhou ao serviço do Sporting
Gyökeres brilhou ao serviço do SportingSporting CP
O conceituado jornal inglês divulgou a habitual lista dos 100 melhores jogadores do mundo em 2024. Portugal contribuiu com seis atletas, a que se juntam mais dois representantes no campeonato português.

À semelhança do que aconteceu na votação do Ballon d’Or, Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo, com o médio do Manchester City a superar Vinícius Júnior (Real Madrid) e Erling Haaland (Manchester City). A lista foi votada por antigos internacionais (Bonucci, Juninho Pernambucano ou Philipp Lahm), treinadores e jornalistas (Nuno Travassos foi o único português) de todo o mundo.

Portugal empresta seis jogadores a esta lista, sendo que nenhum está no top 30. Rúben Dias (Manchester City) é o melhor classificado, na 35.ª posição, seguido do colega de equipa Bernardo Silva (40.º), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) surge no 42.º posto, seguido de Vitinha (47.º, PSG), Rafael Leão (61.º, AC Milan) e Bruno Fernandes (63.º, Manchester United).

Rúben Dias foi o melhor português
Rúben Dias foi o melhor portuguêsAFP

É um aumento em relação aos cinco do ano passado (Vitinha é a novidade), mas em contrapartida, só Bruno Fernandes tinha ficado fora dos 30 melhores do mundo (42.º na altura).

Tal como em 2023, o campeonato português também está representado. Viktor Gyökeres surge na 29.ª posição, depois de um ano civil em que ultrapassou os 60 golos ao serviço do Sporting. Di María (Benfica) repete a presença de 2023, desta feita no 71.º posto.

A título de curiosidade, Messi ficou na 27.ª posição. Nos 10 primeiros, só Haaland joga na Premier League e o Real Madrid coloca quatro nomes: Vinícius Júnior (2.º), Jude Bellingham (5.º), Dani Carvajal (9.º) e Kylian Mbappé (10.º)