Tiago Margarido e o jogo com o AFS: "Não considero uma final"

Tiago Margarido falou aos jornalistas
Tiago Margarido falou aos jornalistasAFP

O treinador do Nacional, Tiago Margarido, desvalorizou hoje o impacto do jogo com o AFS para as contas finais da Liga Portugal, em antevisão à visita ao lanterna-vermelha, no domingo, para a 15.ª jornada.

Siga o AFS - Nacional com o Flashscore

"É um jogo importante para nós, mas não considero, de todo, uma 'final', porque estamos só na 15.ª jornada e ainda há muito campeonato pela frente. Ainda nem sequer chegámos ao fim da primeira volta, portanto, acho que isso é muito prematuro", revelou o técnico dos insulares, em conferência de imprensa, no Estádio da Madeira, no Funchal.

Ainda sem novo treinador oficializado, depois da saída de João Pedro Sousa ao fim de apenas oito jogos, o AFS tem sido orientado por Armando Roriz, até agora treinador-adjunto.

Tiago Margarido, de 36 anos, garante que preparou a equipa para vários cenários, mas também admitiu que é sempre mais complicado "trabalhar nesta incerteza" relativamente ao adversário.

"É sempre mais difícil quando há uma mudança de treinador, porque não conseguimos perspetivar bem aquilo que temos pela frente", notou o timoneiro dos madeirenses.

Ainda a recuperar de problemas físicos, Ivanildo Fernandes, Ulisses Rocha e Filipe Soares são ausências confirmadas, ao passo que José Gomes recuperou e "vai a jogo", segundo Margarido.

Por sua vez, Deivison Souza fica de fora por castigo, após ter sido expulso na última jornada, assim como Léo Santos, que viu o quinto amarelo frente ao Tondela

Integrado na seleção de Moçambique que vai disputar a Taça das Nações Africanas de 2025 (CAN-2025), que se realiza entre domingo e 18 de janeiro de 2026, Witi também vai desfalcar a equipa enquanto os mambas estiverem no torneio disputado em Marrocos.

Apesar das contrariedades e das muitas baixas, sobretudo no setor defensivo, o treinador dos insulares assegura que a equipa tem "soluções dentro do onze inicial" para dar uma boa resposta.

"O que é factual é que são menos soluções, mas isso não me preocupa, porque as que temos dão garantias totais. Portanto, não estou preocupado", referiu.

O Nacional, 11.º classificado, com 15 pontos, visita o AVS, que é 18.º e último do campeonato, com apenas três e ainda sem qualquer vitória, no domingo, a partir das 15:30, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves, num encontro que vai ter arbitragem de João Gonçalves, da associação do Porto.