Aos 36 anos, Tiago Margarido alcançou uma marca notável na carreira e chegou aos 200 jogos oficiais como treinador principal. Um número de salientar e que conta já com vários êxitos que merecem destaque.
Tudo começou no Canelas, em 2019. Depois de um percurso como jogador e, mais tarde, como adjunto, Tiago Margarido decidiu lançar-se a solo e aceitou o convite do clube de Vila Nova de Gaia, onde já desempenhava funções. Foi aí que completou as primeiras três temporadas como treinador principal e logo com motivos para sorrir. Em 2020/21 conquistou a sua primeira subida de divisão e colocou o Canelas na Liga 3.
Dois anos depois, o jovem técnico rumou ao Varzim e voltou a deixar a sua marca. Embora ainda longe de sonhar com o convívio dos grandes, foi no emblema da Póvoa que causou, precisamente, o primeiro forte impacto perante os mais poderosos do futebol português. Em outubro de 2022, vestiu a pele de tomba gigantes e eliminou o Sporting, de Ruben Amorim, da Taça de Portugal.
O excelente trabalho foi compensado e o salto para a Liga 2 não demorou. Em 2022/23 assumiu o comando do Nacional e o resto da história ainda está bem presente na memória dos insulares e, em geral, dos adeptos de futebol. Conseguiu uma épica subida à Liga logo na temporada de estreia e na segunda manteve, de forma histórica, o conjunto madeirense no principal escalão.
Na presente caminhada, Tiago Margarido tem mantido a consistência, ocupando o 8.º lugar da tabela classificativa, com 10 pontos, os mesmos do Alverca e do SC Braga, curiosamente, o próximo adversário na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
