Tiago Margarido é cada vez mais um dos mais marcantes treinadores da história do Nacional. Depois de um regresso heróico ao convívio dos grandes, em 2023/24, e de uma manutenção notável na Liga, na época transata, o técnico manteve-se na Pérola do Atlântico para continuar a bater recordes.
Dos múltiplos registos ímpares já estabelecidos no Nacional, há dois recentes que merecem particular destaque: a longevidade ao leme dos alvinegros e a média de pontos conquistados por jogo neste período.
No que diz respeito ao primeiro, o jovem treinador é já o terceiro homem do leme com mais dias consecutivos à frente dos destinos da equipa madeirense. Com 762 dias, Tiago Margarido é só superado por dois nomes, também eles, notáveis do universo nacionalista: José Peseiro, que contabiliza 1460 dias seguidos no comando, entre 01 de julho de 1999 e 30 de junho de 2003, e Manuel Machado, que é o recordista, com 1538 dias, somados entre 12 de outubro de 2012 e 28 de dezembro de 2016.
Por seu lado, no que diz respeito à percentagem de pontos ganhos por jogo, Tiago Margarido integra também o lote de treinadores com estatuto de referência. Desde que assinou pelo clube, o atual líder dos insulares alcançou uma média de 1,54 pontos por partida, número que o coloca como vice-líder deste ranking, à frente de, por exemplo, nomes como Rui Borges e Pedro Caixinha. Melhor só mesmo Manuel Machado que, entre maio de 2008 e novembro de 2009, obteve uma média de 1,68 pontos por encontro.

Registos notáveis e que traduzem o excelente trabalho desenvolvido por Tiago Margarido no Nacional. O treinador, de 36 anos, inicia a sua terceira temporada na Choupana e tem estreia oficial no campeonato agendada para o próximo dia 09 de agosto, em casa, frente ao Gil Vicente.
