Mais

Transformar o adeus à Europa num até já: Vitória SC bate Estrela da Amadora

Händel foi o autor do primeiro golo da partida
Händel foi o autor do primeiro golo da partidaOpta by Stats Peform, Hugo Delgado/LUSA
Depois da amarga eliminação nos oitavos de final da Liga Conferência diante do Betis, o Vitória SC teve a recuperação perfeita ao bater o Estrela da Amadora, na 26.ª jornada da Liga, e conseguir três vitórias consecutivas no campeonato pela primeira vez. Perseguição ao Santa Clara e ao quinto lugar continua.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Longe do ambiente vivido na quinta-feira, mas muito bem composto, o D. Afonso Henriques recebeu um Vitória SC a tentar recuperar do choque da goleada sofrida diante do Betis, na segunda mão dos oitavos de final da Liga Conferência. Foi a única derrota numa campanha de 14 jogos europeus, mas bastou isso para dizer adeus à Europa.

O objetivo neste regresso ao campeonato era transformar esse adeus num até já. Depois de ver o Santa Clara vencer no sábado, os homens de Luís Freire sabiam que tinham de conseguir algo inédito nesta temporada: três vitórias consecutivas na Liga. Focados, com ritmo intenso, dominaram o jogo desde o primeiro minuto, perante um Estrela da Amadora que parecia algo perdido.

Quando Tomás Händel inaugurou o marcador aos 10 minutos, na recarga a uma defesa de João Costa, já o guardião tricolor se tinha aplicado ao disparo de Samu, momentos antes. E não ficaria por aí a grande primeira parte do guarda-redes português, que negou os remates de Hevertton e João Mendes antes do intervalo.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

No regresso dos balneários e com uma desvantagem mínima, o Estrela da Amadora regressou diferente, a sentir que podia tirar algo de um Vitória SC à espera de acusar o cansaço da noite europeia de há 72 horas. E a equipa de Luís Freire pareceu desligar do jogo, mas quando o adversário estava a crescer, Nélson Oliveira aproveitou um erro de Ferro e assistiu Telmo Arcanjo (66’) que fez o 2-0.

Foi a pedra na discussão do resultado. Kikas ainda marcou, mas estava em fora de jogo, e Jovane disparou por cima após erro de Tiago Silva. Dois sustos num jogo que o Vitória SC controlou com grande maturidade.

Com 41 pontos, a equipa de Luís Freire está agora a dois do Santa Clara (43) e o quinto lugar, o último que pode valer entrada nas provas europeias (dependendo do vencedor da Taça de Portugal). Já o Estrela da Amadora continua fora da zona perigosa da tabela, mas com os mesmos 23 pontos do AVS e o lugar de play-off de manutenção.

Homem do jogo Flashscore: Tomás Händel (Vitória SC)

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform