Ultrapassagem pela direita: SC Braga vence Famalicão e sobe ao 5.º lugar

Gabri Martínez e Ricardo Horta nos festejos do SC Braga
Gabri Martínez e Ricardo Horta nos festejos do SC BragaOpta by Stats Perform/LUSA

O SC Braga venceu este sábado o Famalicão, por 1-2, em jogo da 13.ª jornada da Liga Portugal, e ultrapassou a formação famalicense na classificação, subindo ao 5.º lugar, com 22 pontos, mais dois que a equipa de Hugo Oliveira. Um autogolo de Rodrigo Pinheiro, aos 24', colocou os bracarenses em vantagem, antes de Zabiri empatar, aos 41'. Na segunda parte, porém, Pau Víctor apontou, aos 72 minutos, o golo do triunfo da formação de Carlos Vicens.

Recorde as incidências da partida

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão, fez apenas uma alteração em relação ao onze que empatou (2-2) com o Moreirense, trocando Ba por Leo Realpe no centro da defesa. Do lado do SC Braga, Carlos Vicens apostou em Arrey Mbi, Gabri, João Mourinho e Fran Navarro, nos lugares de Dorgeles, Florian, Vítor Carvalho e El Ouazzani, tendo como comparação a equipa que goleou (0-4) o Arouca.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Jogando em casa, o Famalicão teve a primeira iniciativa de ataque, aos 3', com Sorriso a ver Niakaté cortar na área. Aos 5' foi Gabri Martínez, do outro lado do campo, a rematar à malha lateral da baliza de Carevic, antes de Zabiri, em cima do quarto de hora, ter atirado para defesa fácil de Hornicek, quando estava em posição privilegiada.

Aos 19' foi Fran Navarro, servido por Gabri Martínez, a rematar para boa defesa de Carevic, antes do golo inaugural, que surgiu aos 24 minutos e com assinatura do suspeito do costume: remate de Ricardo Horta, à entrada da área, e desvio em Rodrigo Pinheiro, que traiu Carevic e resultou no 0-1.

A resposta do Famalicão surgiu aos 31 minutos, com Zabiri a cruzar e Niakaté a cortar por cima da baliza de Hornicek. Aos 34' foi o SC Braga a ameaçar o 0-2, com Gorby a rematar, com a bola a desviar na defensiva do Famalicão e a resultar em canto. No minuto seguinte foi Lagerbielke, após a bola parada, a cabecear por cima, antes de Fran Navarro, servido por Victor Gómez, falhar o desvio para a baliza, aos 39'.

E foi aos 41 minutos, após um erro na saída de bola de Arrey Mbi, que o Famalicão chegou ao empate: belo passe de Gustavo Sá a desmarcar Sorriso no flanco esquerdo, cruzamento do brasileiro e Zabiri, ao segundo poste, a finalizar para o 1-1.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Sem substituições nas duas equipas ao intervalo, o SC Braga entrou ao ataque e, aos 48 minutos, Ricardo Horta testou Carevic, que defendeu a dois tempos. No minuto seguinte foi a vez de Rodrigo Pinheiro cruzar, sem que Sorriso ou Zabiri conseguissem chegar para o desvio. Aos 51' o mesmo Zabiri cabeceou ao lado, antes de Carlos Vicens mexer, aos 54 minutos, lançando Rodrigo Zalazar e Grillitsch nos lugares de João Moutinho e Fran Navarro.

Aos 59 minutos Pau Victor, que assumiu a frente de ataque do SC Braga após a saída de Navarro, rematou para boa defesa de Carevic, antes de Lagerbielke, uma vez mais de cabeça, atirar junto ao poste da baliza do Famalicão. Aos 66', também de cabeça, foi Niakaté a atirar junto ao ferro, antes de Hugo Oliveira mexer na equipa, lançando Pedro Santos no lugar de Gustavo Sá.

O SC Braga, porém, estava melhor e aos 68 minutos, em boa posição, Rodrigo Zalazar atirou ao lado. Estava dado o mote para o 1-2, que chegaria aos 72 minutos, após mais uma bola parada batida por Ricardo Horta, com Lagerbielke a ganhar o duelo aéreo com Realpe e Victor Gomes a servir Pau Víctor, que aproveitou a sobra para desviar para golo.

O golo ainda foi ao VAR mas valeu mesmo, com Carlos Vicens a aproveitar para tirar Gabri Martínez e lançar Leonardo Lelo, aos 76'. Aos 79 minutos Victor Gómez, em zona frontal, rematou para Carevic defender para canto e no minuto seguinte foi o mesmo Victor Gómez cruzar para Pau Víctor, ao primeiro poste, desviar para bela defesa do guarda-redes do Famalicão.

Para os últimos dez minutos Hugo Oliveira apostou em Elisor e Joujou, preterindo Pedro Bondo e Sorriso, e aos 84 minutos ficou perto o 2-2, com Elisor, de bicicleta, a obrigar Hornicek a defesa apertada, com Zabiri a falhar o golo na recarga. Carlos Vicens respondeu às mudanças do Famalicão, tirando Pau Víctor e Ricardo Horta para lançar El Ouazzani e Diego Rodrigues.

Dentro dos sete minutos de compensação, o Famalicão subiu o bloco, arriscou tudo em busca do empate, ainda viu Hornicek fazer a mancha perante Joujou, aos 90+5', e acabou mesmo por ver o SC Braga somar os três pontos e ultrapassar a formação de Hugo Oliveira na classificação, subindo ao 5.º lugar, com 22 pontos, mais dois que os famalicenses, agora em sexto.

Homem do jogo Flashscore: Víctor Gomez (SC Braga)

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform