Mais

Um balão de oxigénio no sapatinho de Natal: Estrela vence Rio Ave e sai de zona de descida

Tiago Gabriel estreou-se a marcar
Tiago Gabriel estreou-se a marcarLUSA/Opta by StatsPerform
O Estrela da Amadora venceu o Rio Ave por 1-0 esta segunda-feira, no fecho da 15.ª jornada da Liga Portugal, graças ao primeiro golo de Tiago Gabriel pela equipa principal dos estrelistas, aos 36 minutos. Com este resultado, a segunda derrota de Petit desde que chegou aos vila-condenses, os tricolores deixam o penúltimo lugar e saem da zona de despromoção.

Recorde aqui as incidências do encontro

Sem poder contar com o treinador José Faria e o lateral Danilo Veiga (castigado), os tricolores fizeram três mexidas em relação à visita ao Dragão (2-0) com as entradas de Diogo Travassos, Alan Ruiz e André Luiz, enquanto Petit lançou apenas Aguilera no lugar de Fábio Ronaldo, depois do empate com o Vitória SC (2-2).

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Com os anfitriões no penúltimo lugar e os riovistas fora da zona de despromoção, mas não com uma distância confortável, as duas equipas queriam pontuar e proporcionaram um jogo aberto. Os vila-condenses entraram melhor, embora sem uma oportunidade verdadeiramente clara. Por outro lado, quando o Estrela apareceu foi com perigo, nomeadamente com Kikas a aparecer em boa posição, mas Miszta fechou bem o ângulo de remate.

Pouco depois, o avançado voltou a travar duelo com o guarda-redes, desta feita numa tentativa de chapéu que embateu na trave. O golo inaugural acabaria por surgir, aos 36 minutos, num pontapé de canto, com Tiago Gabriel a saltar sozinho na pequena área e a cabecear para o seu primeiro golo pela equipa principal dos estrelistas. Em cima do descanso, Kikas voltou a marcar, mas estava em posição de fora de jogo. Apesar do maior controlo do Rio Ave, foi o Estrela que somou as melhores ocasiões até ao intervalo.

Sem alterações na segunda parte, o Rio Ave tomou as rédeas da partida e só não chegou ao empate porque Nilton Varela apareceu no sítio certo para afastar um canto traiçoeiro e porque, no melhor lance da partida, Aguilera hesitou em rematar depois de um belo desenho coletivo. Do nada, Kikas voltou a aparecer na outra área, valeu a face de Miszta a desviar nova tentativa de chapéu com a cara.

Os últimos minutos foram de alguma tensão e várias quebras de ritmo, com os anfitriões remetidos no seu próprio meio-campo resistindo ao assalto dos vila-condenses e Petit ainda acabou expulso por protestos. Após um apito final algo caótico, o árbitro Iancu Vasilica ainda mostrou o vermelho a Martim Neto e a um elemento da equipa técnica do Rio Ave.

Graças a este triunfo, o terceiro seguido em casa, o Estrela da Amadora salta do penúltimo lugar e deixa a zona despromoção, com 15 pontos, menos um do que o Rio Ave, que ocupa o 11.º lugar.

Homem do jogo Flashscore: Tiago Gabriel (Estrela da Amadora).